quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Prof. Aline Rossi/ Ciências- 7° anos A e B

 Recuperação de habilidades e notas- 3° BIMESTRE

Olá Alunos!

Segue abaixo as atividades que solicitei para a nota do 3° bimestre. Por favor, façam as atividades atrasadas e enviem no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 08/10.


Atividade 1- Ecossistemas brasileiros

1-      Observe o mapa e identifique os ecossistemas brasileiros correspondentes as cores, construindo a legenda.

2-  Segundo o gráfico, em quais meses do ano mais chove no bioma Amazônia?

3-  Qual bioma que ocupa a faixa litorânea do território brasileiro? 

a) Caatinga

b) Cerrado

c) Amazônia

d) Mata Atlântica

e) Pantanal

4-Na flora predominam os cactos, árvores baixas e arbustos que em geral perdem as folhas na estação das secas. O clima é quente, com ventos fortes e secos. Na fauna, destacam-se os predadores como o gavião, pequenos herbívoros roedores como preás etc. O texto refere-se:

a) Caatinga

b) Amazônia

c) Pantanal

d) Pampas

e) Mata Atlântica

5- O Pantanal é um tipo de bioma que se caracteriza por ser uma das maiores planícies inundáveis do planeta. Marque a alternativa que corresponde aos estados brasileiros que possuem esse bioma.

a) Goiás e Mato Grosso

b) Bahia e Minas Gerais

c) Pará e Amazonas

d) Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

e) Rio Grande do Sul e Santa Catarina

6- É um tipo de ecossistema que se caracteriza por árvores  marcadas por troncos retorcidos e gramíneas e arbustos de pequeno porte e esparsas. As suas raízes são profundas e conseguem absorver a água dos lençóis subterrâneos.

a) Caatinga

b) Amazônia

c) Cerrado

d) Pampas

e) Mata Atlântica

7- Conhecido pela vegetação herbácea, com árvores de pequeno porte, campos limpos e favoráveis para a criação de gado. O texto refere-se ao ecossistema brasileiro:

a) Caatinga

b) Amazônia

c) Cerrado

d) Pampas

e) Mata Atlântica

8- É considerada o maior bioma brasileiro:

a) Caatinga

b) Amazônia

c) Cerrado

d) Pampas

e) Mata Atlântica


 Atividade 2- Saúde

1-      O que é saúde?

2-      Quais são os fatores que interferem, de modo geral, na saúde das pessoas?

3-      Cite uma atitude individual que pode contribuir com a saúde pública. Explique.

4-      Quando falamos de COVID-19 qual ou quais atitudes podemos ter para nos proteger e proteger as outras pessoas?

5- 

6- 

Atividade 3- Vírus e Bactérias

1-O que é um vírus? Quais suas principais características?

2- Como os vírus agem no organismo?

3- O que é uma bactéria? Quais suas principais características?

4- Como as bactérias agem no organismo?

5- Cite três doenças provocadas por vírus e explique como essas doenças são transmitidas.

6- Cite três doenças provocadas por bactérias e explique como essas doenças são transmitidas.


Atividade 4- Vacinas

Se possível, assista o vídeo abaixo e depois responda o questionário seguinte: https://portal.fiocruz.br/video/importancia-das-vacinas-akira-homma

1-      Você conhece uma ou mais doenças que requerem vacinação? Quais são elas?

2-      O que é vacina? Como ela atua no organismo?

3-      Qual a função da vacina para prevenção e manutenção da saúde?

4-      A vacina atua na proteção a uma doença ou na sua cura? Por quê?

5-      O que é imunização?


Atividade 5- Produção de texto- A História da vacina

Faça um resumo da aula transmitida no CENTRO DE MÍDIAS SP contando a história da vacina.

(Obs: o livro didático, o caderno do aluno volume 3 (São Paulo faz Escola) e a internet podem ser usados como material de apoio e pesquisa para a produção do texto).


Para realizar as atividades, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 3), o livro de Ciências ou a internet.


Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE. Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL



Códigos das salas de Ciências no classroom:

7° ano A: ngcymyb

7° ano B: garee72

 









Prof. Aline Rossi/ Ciências- 6° anos A, B e C

 Recuperação de habilidades e notas- 3° BIMESTRE

Olá Alunos!

Segue abaixo as atividades que solicitei para a nota do 3° bimestre. Por favor, façam as atividades atrasadas e enviem no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 08/10.


Atividade 1- Os cinco sentidos

1-      Em quantas partes se divide a orelha?

2-      Qual a função da orelha?

3-      O que é som?

4-      Que órgãos são responsáveis pela audição e que tipo de estímulos eles captam?

5-      O que é membrana timpânica? Qual seu papel na audição?

6-      Observe algumas atitudes que podem ser tomadas para evitar problemas de audição:

I.                    Não ficar exposto a locais com ruídos altos e constantes por longos períodos de tempo.

II.                  Não inserir objetos pontiagudos para limpar as orelhas, evitando ferir a membrana timpânica.

III.                Evitar utilizar fones de ouvidos com volume muito alto e por mais que uma hora seguida, pois a potência do som emitido pode ser maior do que as estruturas do interior da orelha podem suportar.

Você realiza os cuidados descritos acima? Você os considera importantes? 

7-      Que sentidos são responsáveis pelo sabor dos alimentos?

8-      Quais são os gostos identificados pelo paladar?

9-      Cite duas situações em que o olfato pode ajudar a proteger a saúde do corpo humano.

10-   Qual é o órgão do sentido responsável pelo tato? Qual é a importância do tato na nossa vida?


Atividade 2- Visão

1-      Quais os fatores ou condições que nos possibilitam enxergar?

2-      Desenhe a estrutura do olho e depois responda as questões seguintes:

a)      Qual é o nome da parte colorida do olho?

b)      Por que a pupila aumenta e diminui de tamanho?

c)       Qual é o papel da lente, retina e nervo óptico na visão?

3-      Como ocorre a formação e a interpretação das imagens?

4-      Cite dois problemas de visão que podem ser corrigidos com o uso de lentes corretivas, o que causam e como podem ser corrigidos.

5-      Desenhe o que ocorre com a luz quando ela atravessa uma lente convergente e uma lente divergente.


Atividade 3- Sistema muscular e locomotor

1-      Quais estruturas são responsáveis pela locomoção e sustentação nos animais?

2-      Faça uma pesquisa no livro didático sobre os tipos de tecidos musculares e organize o resultado da sua pesquisa no quadro abaixo:

Tipo de tecido

Onde é encontrado

Tipo de contração

Função

Tecido muscular estriado cardíaco

 

 

 

Tecido muscular estriado liso

 

 

 

Tecido muscular estriado esquelético

 

 

 

 

 

3-

4-      Para que servem os ossos?

5-      O que são articulações e ligamentos?

6-      Qual são as funções dos tendões na realização de movimentos?


Atividade 4- Drogas

1-      Ao beber café, uma pessoa fica mais sonolenta ou mais desperta? Que substância presente no café provoca esta alteração?

2-      Como essas alterações causadas pela cafeína ocorrem? Em qual parte do corpo?

3-      Assim como a cafeína, que outras substâncias podem causar alterações no nosso sistema nervoso?

4-      O que são substâncias lícitas e ilícitas?

5-      O que são drogas? Liste três exemplos e pesquise as ações que essas drogas causam no nosso cérebro.

6-      Após assistir a aula, você mudou sua opinião sobre as drogas? Comente utilizando os conhecimentos adquiridos.


Para realizar as atividades, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 3), o livro de Ciências ou a internet.


Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE. Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL


Códigos das salas de Ciências no classroom:
6° ano A:dmz4eje
6° ano B:3xpfpq3
6° ano C:q7455qs


6º Anos: A,B,C (Clayton - Português)

Leia o texto/conto: "Devolva minha aliança", de: terça-feira, 29 de setembro de 2020 e após responda as questões a seguir.

1.    Após a leitura do texto acima, respondam às questões abaixo.

 

a.    Sobre quem é a história?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

b.    Onde se desenvolvem esses fatos?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

c.    Quem está contado essa história?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

d.    Cada pessoa sente medo de forma diferente. Como era a reação dos personagens ao entrar no cemitério à noite?

______________________________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

 

e.    Releia o trecho abaixo:

       “ No que sentiu a mão nervosa tentando agarrar seu pé, desferiu um coice de arrancar até defunto da cova”. Agora responda: De quem era a mão nervosa? Explique.

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

 

f.     A quem é dirigido o texto? Quem são as/os possíveis leitores/as do texto?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

No texto que você acabou de ler há elementos que são característicos de histórias de terror.

g.    Identifique os personagens que são característicos desse gênero de narrativa e justifique sua escolha.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

h.    Sobre o espaço onde acontece a história, identifique e explique por que ele foi escolhido para a narrativa.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

i.      Você já ouviu, leu ou “viveu” alguma história como essa? O que você faria se estivesse no lugar de Antônio?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

PROJETO DE VIDA - PROFESSORA ANA CARLA - 9ºA

 Tema: Slam no CMSP


Olá alunos!

Para esta semana, peço que assistam a aula do link abaixo. Não será necessário enviar nenhuma atividade para meu email, mas, aguardo com urgência as atividades do 3º bimestre que se encontram pendentes. 

Bons Estudos! 

PRof Ana



youtube.com/watch?v=p8LvBx2dr9Q

FOTOGRAFIA- PROFESSORA ANA CARLA - ELETIVA 8º 9º ANOS

 

 

A LUZ COMO ELEMENTO DA FOTOGRAFIA 


 REALIZEM ESTA SEMANA UMA PESQUISA PARA OS TERMOS MUITO UTILIZADOS EM FOTOGRAFIA:


1) OBTURADOR
2) ISO
3) DIAFRAGMA



Enviem a pesquisa para o email: analis71@gmail.com até o dia 08/10/20