Recuperação de habilidades e notas- 3° BIMESTRE
Olá Alunos!
Segue abaixo as atividades que solicitei para a nota do 3° bimestre. Por favor, façam as atividades atrasadas e enviem no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 08/10.
Atividade 1- Os cinco sentidos
1-
Em quantas partes se divide a orelha?
2-
Qual a função da orelha?
3-
O que é som?
4-
Que órgãos são responsáveis pela audição e que tipo de
estímulos eles captam?
5-
O que é membrana timpânica? Qual seu papel na audição?
6-
Observe algumas atitudes que podem ser tomadas para
evitar problemas de audição:
I.
Não ficar exposto a locais com ruídos altos e constantes
por longos períodos de tempo.
II.
Não inserir objetos pontiagudos para limpar as orelhas,
evitando ferir a membrana timpânica.
III.
Evitar utilizar fones de ouvidos com volume muito alto e
por mais que uma hora seguida, pois a potência do som emitido pode ser maior do
que as estruturas do interior da orelha podem suportar.
Você
realiza os cuidados descritos acima? Você os considera importantes?
7-
Que sentidos são responsáveis pelo sabor dos alimentos?
8-
Quais são os gostos identificados pelo paladar?
9-
Cite duas situações em que o olfato pode ajudar a
proteger a saúde do corpo humano.
10-
Qual é o órgão do sentido responsável pelo tato? Qual é a
importância do tato na nossa vida?
Atividade 2- Visão
1-
Quais os fatores ou condições que nos
possibilitam enxergar?
2-
Desenhe a estrutura do olho e depois responda as
questões seguintes:
a)
Qual é o nome da parte colorida do olho?
b)
Por que a pupila aumenta e diminui de tamanho?
c)
Qual é o papel da lente, retina e nervo óptico
na visão?
3-
Como ocorre a formação e a interpretação das
imagens?
4-
Cite dois problemas de visão que podem ser
corrigidos com o uso de lentes corretivas, o que causam e como podem ser
corrigidos.
5-
Desenhe o que ocorre com a luz quando ela
atravessa uma lente convergente e uma lente divergente.
Atividade 3- Sistema muscular e locomotor
1-
Quais
estruturas são responsáveis pela locomoção e sustentação nos animais?
2-
Faça uma
pesquisa no livro didático sobre os tipos
de tecidos musculares e organize o resultado da sua pesquisa no quadro
abaixo:
Tipo de tecido
|
Onde é encontrado
|
Tipo de contração
|
Função
|
Tecido
muscular estriado cardíaco
|
|
|
|
Tecido
muscular estriado liso
|
|
|
|
Tecido
muscular estriado esquelético
|
|
|
|
3-
4-
Para que servem os ossos?
5-
O que são articulações e ligamentos?
6-
Qual são as funções dos tendões na realização de
movimentos?
Atividade 4- Drogas
1-
Ao beber café, uma pessoa fica mais sonolenta ou
mais desperta? Que substância presente no café provoca esta alteração?
2-
Como essas alterações causadas pela cafeína
ocorrem? Em qual parte do corpo?
3-
Assim como a cafeína, que outras substâncias
podem causar alterações no nosso sistema nervoso?
4-
O que são substâncias lícitas e ilícitas?
5-
O que são drogas? Liste três exemplos e pesquise
as ações que essas drogas causam no nosso cérebro.
6-
Após assistir a aula, você mudou sua opinião
sobre as drogas? Comente utilizando os conhecimentos adquiridos.
Para realizar as atividades, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 3), o livro de Ciências ou a internet.
Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE. Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA e verifique se a foto está LEGÍVEL
Códigos das salas de Ciências no classroom:
6° ano A:dmz4eje
6° ano B:3xpfpq3
6° ano C:q7455qs