sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Portuguesa                                                      Série: 8°B - 8° C
e-mail: espinoli2020@bol.com.br

Boa Tarde, Turma!

Essa aula apresenta a vocês o uso do discurso direto e discurso indireto na produção do seu texto. O objetivo é torná-los capazes de reconhecer e diferenciar o uso deles na sua produção textual. Hoje eu vou  postar apenas a teoria do assunto e , na segunda-feira, posto os exercícios.

Obrigado.


DISCURSO DIRETO
     Observe:

TEXTO 1
     Um dia mamãe disse ao meu pai na hora, na hora do almoço:
      - Hoje me trouxeram um caso um caso difícil... Um rapaz viciado. Você vai emprega-lo. Seja tudo pelo amor de Deus. Ele me veio pedir auxílio... e eu tenho que ajudar. O pobre chorou tanto, implorou... contando a sua miséria. É um desgraçado.

No trecho, identificam-se duas vozes: a do narrador, que conta os fatos em1° pessoa (“Um dia mamãe disse ao meu pai na hora, na hora do almoço”) e da mãe do narrador (trecho que segue à fala do narrador, indicado pelo travessão).

     Observe que o narrador delega a voz à personagem, que expressa com suas próprias palavras. A voz da personagem é introduzida por um verbo de elocução (disse). A fala do narrador e da personagem estão separadas, por meio de sinais como os dois pontos, seguido de parágrafos e travessão.

    Verbos de elocução ou verbos de dizer é aquele usado para indicar fala de outro. São exemplo desse tipo de verbo: dizer, perguntar, responder, afirmar, concordar refutar etc. O verbo de elocução pode aparecer antes ou depois da fala do personagem.
     O discurso direto é facilmente reconhecível por marcas gráficas que estabelecem os limites entre o discurso citante e o discurso citado. Os recursos gráficos mais usados são as aspas, dois pontos e o travessão.

    Exemplo 1 (diálogo)
      O menino vendo a mãe, disse:
     -Mãe, ontem eu tive febre e eu não pude sair, mas hoje não tô mais, então eu posso, né?


 Exemplo 2 (citação – texto objetivo).

Afinal, conforme afirmou Rousseau: “a vontade geral deve emanar de todos para ser aplicada a todos”.
 (redação do Enem 2019 – Mattheus Cardoso)

O verbo de elocução pode aparecer depois da fala do personagem. Nesse caso dispensa o uso dos dois pontos e coloca uma vírgula entre as aspas e o verbo.


Exemplo 3:
   “Enquanto a crise sanitária demanda unidade nacional, articulação e cooperação, a crise política tem como consequência natural a ruptura, como por exemplo um processo de impeachment que se desenrola, disse Julia.
( Jornal, O Estado De S. Paulo – 31 de maio de 2020)
    
   Discurso Indireto
     O discurso indireto é caracterizado por ser uma intervenção do narrador no discurso ao utilizar suas próprias palavras. Portanto, nessa estrutura não se utiliza as aspas e nem os dois pontos para indicar no seu texto a voz de uma segunda pessoa. (compare com os textos que serve de exemplo na explicação do discurso direto)
  
Exemplo:
      Bakthin afirma ainda que a comunicação se efetue por meio de enunciados concretos, irrepetíveis, orais ou escrito, que têm origem nos integrantes de determinada esfera da atividade humana, refletindo, portanto, as condições e as finalidades dessa esfera.





Atividade de Tecnologia 2ºE, 3ºABC - 14/08/2020

Olá Pessoal! Bom dia Segue a atividade de tecnologia dessa semana disponível no link abaixo. Qualquer dúvida estou a disposição pelo e-mail: scarletfs@hotmail.com ou pelo WhatsApp.

https://docs.google.com/document/d/1H_l1v7LHL8y3rFP5mN5qQ_SnGaaoGJbA_VsimKGsUoo/edit?usp=sharing Bjss. Deus abençoe a semana de vcs!

Atividade de Química 2ºA - 14/08/2020

Olá Pessoal! Bom dia
Segue a atividade de química dessa semana disponível no link abaixo. Qualquer dúvida estou a disposição pelo e-mail: scarletfs@hotmail.com ou pelo WhatsApp.

https://docs.google.com/document/d/1cCqmkwUZNo3mrPPXSLVdMRdp4ufRBQmimzYBX6ZRg6c/edit?usp=sharing

Bjss. Deus abençoe a semana de vcs!

Atividade de Química 1º ABCDEF - 14/08

Olá Pessoal! Bom dia Segue a atividade de química dessa semana disponível no link abaixo. Qualquer dúvida estou a disposição pelo e-mail: scarletfs@hotmail.com ou pelo WhatsApp.

https://docs.google.com/document/d/1qYpkJqhBU4r4DnXUm0G5ScgI_N1NKciXipfEgJg6Xjo/edit?usp=sharing Bjss. Deus abençoe a semana de vcs!

ELETIVA DE TEATRO - SEGUNDO SEMESTRE - ATIVIDADE 1

ELETIVAS - TEATRO - PROFESSORA REBECA RIGHETTI RAMOS

ATIVIDADE PRÁTICA

Caras e caros alunos,

O Teatro da Grécia Antiga é considerado por muitos o berço da arte dramática ocidental, partindo do culto ao Deus mitológico grego “Dionísio” ao Teatro de Máscaras, tendo como principais gêneros a Tragédia e a Comédia.
A tragédia grega de Sófocles, “Édipo Rei”, influenciou o teatro ocidental ao longo dos últimos milênios. Já na modernidade, a obra serviu também de base para a famosa analogia feita pelo fundador da psicanálise, Sigmund Freud, a respeito da formação da psique humana, conhecida como “Complexo de Édipo”. Sendo Édipo Rei uma das principais obras do Teatro Grego e da literatura mundial, seu conhecimento é também parte do currículo de estudos para alunos de Ensino Médio. 
A característica principal de personagens das Tragédias gregas é possuir um devir- ou seja, uma forma de atuar no mundo - que está para além de seu controle. Isso quer dizer que as ações das personagens de uma Tragédia estão sempre previamente determinadas, como uma espécie de destino que culmina em fins desastrosos.  
Pensando nisso, é proposta a seguinte atividade teatral para a primeira semana de aula:
1- Faça download do PDF e leia o livro Édipo Rei, disponível em domínio público (gratuito) no seguinte endereço:
2- Escolha uma das personagens e interprete em voz alta algumas de suas falas, pensando na intenção com a qual foram elaboradas pelo autor da trama e na emoção que você deve passar na fala. 
3-  Escreva em seu caderno anotações a respeito  de suas impressões e imaginação sobre a vida, a personalidade e o passado de sua personagem. Responda para si o motivo de suas ações em meio à história narrada por Sófocles. 
4- Grave em vídeo a interpretação de suas falas.

A data máxima de entrega das gravações será uma semana antes do dia de culminância da eletiva, quando irei recolher os vídeos de todos, editá-los e juntá-los em um trabalho de culminância bem bonito com as interpretações de todos. 
As anotações no caderno deverão ser fotografadas e enviadas.
As formas de envio são: Google Classroom da sala, grupo de Whatsapp da turma, e-mail da professora: rebeca.ramos@unifesp.br
As próximas aulas terão como base o conteúdo escrito já postado no blog da escola, o qual também postarei no Google Classroom da turma, além de vídeo aulas e atividades. Vocês poderão tirar dúvidas comigo a qualquer momento.

Até breve!

quinta-feira, 13 de agosto de 2020


PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 14/08/2020

EQUIPE GESTORA
2020

PROJETO DE VIDA- PROFESSORA ANA CARLA 9ºA


TEMA: NÓS: HOJE E NO FUTURO




Assista a aula do CMSP de 12/08/20 e realize as atividades das páginas 58 e 59 do Caderno do Aluno. Neste momento vc poderá realizar as atividades no caderno enquanto a apostila não chega.


O que é ser adolescente hoje?
• Como a realidade em que vivemos influencia quem nós somos?
• Qual relação temos com o futuro e nossos projetos de vida?



Preencha o quadro abaixo para que nele você possa anotar a indicação de seus projetos de
vida de maneira sistematizada.

Meus Projetos de Vida individuais

Quais bagagens
(valores, competências e
conhecimentos) trago comigo e
gostaria de preservar no futuro?
Que aspectos de quem eu sou
gostaria de aperfeiçoar para me
tornar cada vez melhor?

Quais os meus planos para
o futuro da minha vida de
estudante?

Quem eu quero ser no futuro
e o que posso fazer para
conquistar meus sonhos?

Que carreira eu quero no futuro
e como posso construí-la?



Meus Projetos de Coletivos

Quais os meus projetos em
relação à minha família?

Quais os meus projetos em
relação à minha escola?

Quais os meus projetos em
relação à comunidade em que
vivo?

Como meus projetos podem
contribuir para uma sociedade
mais justa?







Enviem perguntas e respostas para o e-mail: analis71@gmail.com  até o dia 21/08/20. NOME NÚMERO SÉRIE – PROJETO DE VIDA: NÓS, HOJE E NO FUTURO.
Para dúvidas , façam parte do grupo do Facebook: ARTE. PROFESSORA ANA. EE MARIA MONTESSORI.