terça-feira, 7 de julho de 2020

Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Portuguesa                                            Série: 8°B - 8°C
e-mail: espinoli2020@bol.com.br

Leia o texto e responda os exercícios.

A Tapeçaria de Aracne
          Conta a História que Palas, a deusa da sabedoria, ensinava toda a arte da tecelagem a uma moça muito talentosa chamada Aracne.
          Aracne atraía a atenção de todos os seres dos bosques e dos rios que vinham de longe para vê-la e para apreciar a sua arte. Ninfas e Selfos vinham ver seu trabalho, apaixonados por seus movimentos suaves e pela magnífica obra de suas mãos. Magníficos eram os desenhos que Aracne bordava e os panos que deu seu tear ela tecia...
           Seus trabalhos eram divinos e todos aclamavam Palas, razão desta perfeição.
          Porém, a jovem Aracne não se conformava com os elogios que a Palas eram dirigidos, pois, segundo ela, o mérito era todo seu e não da deusa.
          ­­­­----Ninguém é melhor tecelã que eu!  Nem Palas, nem ninguém! Se ela aceitasse competir comigo, ficaria tudo muito claro e não haveria mais dúvidas. Se eu perdesse, poderia dar-me o fim que quisesse.
          Palas, com toda sua paciência e sabedoria, antes de aceitar o desafio, assumiu a forma de uma velhinha e foi ao encontro de Aracne.
          ----Minha menina! Você ainda é muito nova e tem muito a aprender da vida! Mas deve aprender desde já a respeitar os mais velhos e a reconhecer o poder dos deuses. Arrependa-se e peça perdão! Palas não o negará a você! ---- tentou argumentar a velhinha.
          ----Sua velha louca! Pensa que sou uma de suas netas? Pois se enganou. Eu sei muito bem me defender. Palas sabe de minha força e tem medo de mim.
          No mesmo instante a velha transformou-se na deusa.
          ----Aqui estou, sua tola!
          Todos os presentes abriram espaço para as duas, que num canto e noutro do salão teciam.
          Belíssimas tapeçarias foram surgindo em cada tear.
          Palas fazia sua peças com bordados que mostravam o destino dos mortais que ousaram enfrentar os deuses um dia.
          Aracne, por sua vez, mostrava com perfeição todos os crimes cometidos pelos deuses.
          As duas obras, depois de prontas, estavam impecáveis.
          Palas até procurou, mas não encontrou um defeito sequer no trabalho se Aracne; irada, Palas bateu com seu bastão na testa da moça.
          Aracne, num momento de dor e desespero, passou uma linha no pescoço e tentou se enforcar, mas, com pena da moça, Palas segurou o fio pendente no ar e gaguejou:
          ----Você é uma excelente tecelã, devo respeitar sua arte. Porém, é de mau caráter e orgulhosa demais... Não permitirei que morra, mas de hoje em diante você e todos de sua geração viverão dessa forma, durante todo o tempo pendentes no ar.

          Antes de ir embora, a deusa ainda fez caírem seus cabelos, sua cabeça e corpo encolherem, os dedos crescerem, transformando-a em uma aranha, que estava condenada a fabricar fios com perfeição e beleza para sempre.



                                                      EXERCÍCIOS

1-     Qual o foco narrativo?
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2-     Identifique os personagens do texto e dê suas características.
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3-     Por que Aracne tinha inveja de Palas, já  que a deusa ensinava toda a arte do bordado a ela?
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4-     Por que Palas se transformou em uma velhinha?
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5-     O que aconteceu com Aracne no final da narrativa?
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6-     O texto quer nos passar um ensinamento. Qual é esse ensinamento? Explique com suas palavras.
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PRÓXIMA POSTAGEM - 8 DE JULHO DE 2020


2ªA (Clayton - Português)

Análise literária de: “Canção do Exílio” (Gonçalves Dias)

          "Canção do Exílio" é uma de Gonçalves Dias, publicada em 1846 na obra "Primeiros Cantos". 

          Ao chegar no Brasil o romantismo trouxe consigo o sentimento nacionalista, por causa do contexto de pós-independência que ocorreu em 1822, os poetas tentavam criar um símbolo nacional e responder a seguinte pergunta: Quem era o brasileiro sem a influência europeia? No poema “Canção do Exílio” há fortes traços de nacionalismo através de simbologias.

 
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

          Logo no início o poeta já destaca duas simbologias, o “sabiá“ que representa a rica fauna existente no Brasil e “palmeiras” simboliza a flora. Em seguida, o autor faz uma comparação entre as faunas, porém observe que ele generaliza, pois não fala o nome de uma ave específica como fez com o termo “sabiá”; simplesmente diz ”aves” mostrando o que tem no Brasil não será encontrado em nenhum outro lugar. O uso dos termos “lá” e “aqui” dar a entender que o eu lírico não está no Brasil e o poema é uma vaga lembrança de saudades pela sua terra.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

          Novamente, o eu lírico segue fazendo comparações e sendo de certa forma egocêntrica, pois está colocando a pátria dele acima de outra.

Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá

          Deixa a entender que o poema surge de um pensamento que o eu lírico teve quando estava com saudade do Brasil.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar — sozinho, à noite —
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

          Primores “significa superior, perfeita, ou seja, no lugar em questão apresenta imperfeições ao contrario do Brasil; deixa claro a superioridade do Brasil em relação às outras.

Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem quinda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

          Pede a Deus para que não o deixe morrer antes de voltar para sua terra e desfrutar dos primores.
Contribuição: Renata Gomes

1°F PORT. PROF TALI

Resumo

TEXTO MAIS USADO NO MUNDO

resumo pode ser considerado como uma leitura inteligente do texto que se pretende entender ou explorar resumidamente. A leitura inicial é uma forma de reconhecimento do texto, o leitor vai sentir as primeiras impressões do texto. Para uma boa leitura é preciso que se leia de forma atenta e deixe de lado seus preconceitos, usando a sua parte perceptiva e identificando-se com o corpo do texto. O que podemos chamar de diálogo com o texto.
Após a primeira leitura e impressões, que é um tipo de análise do todo, passa-se a segunda leitura que divide o texto em parágrafos. Leia todo o texto sem deixar páginas ou parágrafos. Agora o leitor observará e retirará as idéias centrais dos parágrafos, cuidado ao analisar os parágrafos, pegue somente as idéias centrais e deixe as secundárias em segundo plano. A cada parágrafo deve-se fazer anotações sobre as idéias principais e importantes, não polua suas anotações com opiniões de menos importância. A idéia principal é uma explicação inserida no parágrafo. Ao término da assinalação dos dados significativos, faça um confronto com uma nova leitura para observar suas anotações e o seu entendimento.

2°B,C,D PORTUGUÊS PROF TALI - PRONOMES DEMONSTRATIVO E RELATIVO

Pronomes Demonstrativos


Pronomes demonstrativos são aqueles que situam pessoas ou coisas em relação às três pessoas do discurso. Essa localização pode se dar no tempo, no espaço ou no próprio texto.
Exemplo:
Você deveria ouvir este disco de vinil.
O pronome este no exemplo acima, refere-se ao substantivo disco, localizando-o próximo à pessoa que fala (1ª pessoa).


São também pronomes demonstrativos
- o, a, os, as, quando equivalem a isto, isso, aquele, aquela, aqueles, aquelas;
Ex: Imagino o que ela já sofreu. (=aquilo)
-  mesmo próprio, quando reforçam pronomes pessoais ou fazem referência a algo expresso anteriormente;
Ex: Eu mesma vi a cena repetir-se.
- tal e semelhante, quando equivalem a esse, essa, aquela.
Ex: Em tais ocasiões é preciso prudência. (=essas)

Emprego dos pronomes demonstrativos


Em relação ao espaço(ESPACO)

- Este(s), esta(s) e isto indicam o que está perto da pessoa que fala:
Ex: Este relógio de bolso que eu estou usando pertenceu ao meu avô.

- Esse(s), essa(s) e isso indicam o que está perto da pessoa com quem se fala:
Ex: Mamãe, passe-me essa revista que está perto de você.

- Aquele(s), aquela(s) e aquilo indicam o que está distante tanto da pessoa que fala quanto da pessoa com quem se fala:
Ex: Olhem aquela casa!

Em relação ao tempo(TEMPO)
- Este(s), esta(s) e isto indicam o tempo presente em relação à pessoa que fala:
Ex: Esta tarde irei ao supermercado fazer as compras do mês.
- Esse(s), essa(s) e isso indicam o tempo passado próximo ao momento da fala:
Ex: Essa noite dormi mal, tive pesadelos horríveis.

- Aquele(s), aquela(s) e aquilo indicam um afastamento no tempo, tempo remoto:
Ex: Naquele tempo, os jovens de famílias ricas iam estudar na França.

Quando são usados como referente (RELAÇÃO TEXTUAL)
- Este(s), esta(s) e isto fazem referência a algo sobre o qual ainda se vai falar:
Ex: São estes os assuntos que temos a tratar: o aumento dos salários, as férias dos funcionários e as horas extras.

- Esse(s), essa(s) e isso fazem referência a algo que já foi citado anteriormente:
Ex: Sua participação nas Olimpíadas de Matemática, isso é o que mais desejamos agora.

- Este e aquele são empregados quando se faz referência a termos já mencionados, como se exemplifica a seguir:
Ex: Pedro e Paulo são alunos que se destacam na classe: este pela rapidez com que resolve os exercícios de Matemática, aquele pela criatividade na produção de textos.
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Pronome Relativo


Pronome relativo é uma classe de pronomes que substituem um termo da oração anterior e estabelecem relação entre duas orações.

         1° ORAÇÃO             2° ORAÇÃO
Não conhecemos o alunoO aluno saiu.

Não conhecemos o aluno que saiu.

Variáveis
O qual, a qual
Os quais, as quais
Cujo, cuja
Cujos, cujas
Quanto, quanta
Quantos, quantas

Invariáveis
Que (quando equivale a o qual e flexões)
Quem (quando equivale a o qual e flexões)
Onde (quando equivale a no qual e flexões)


VÍDEO DE APOIO:






REFERÊNCIA:
www.infoescola.com/portugues/pronome-demonstrativo/
CEREJA, William Roberto. Português: Linguagens: volume 2: ensino médio / William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães. – 5. ed. – São Paulo: Atual, 2005.
ROCHA LIMA, Carlos Henrique da. Gramática Normativa da Língua Portuguesa: prefácio de Serafim da Silva Neto. – 45ª ed. – Rio de Janeiro: José Olympio, 2006.



2°B,C,D Português - Correção lição dia 01.07

Resposta da atividade do dia 01.07
Tópicos principais de uma Ata:
Aspecto extremamente formal, sendo assinada por todos os integrantes e registrada em cartório. Ex: alteração contratual, alteração de diretoria, entre outros.
ata formal é constituída por 5 partes:
  • Abertura: indica a data, horário, local e o nome da entidade que está reunida;
  • Legalidade: declaração de legalidade da reunião por existir quórum, conforme os estatutos. Não havendo quórum, a reunião não poderá ser realizada, mas a ata deverá ser lavrada para que o fato fique registrado;
  • Expediente registro informativo no qual constam os nomes dos presentes e as ausências justificadas, além de avisos e outros assuntos;
  • Ordem do dia: parte central do texto, corresponde ao registro das discussões e decisões ocorridas durante uma reunião, devendo ser narrados em ordem cronológica e também registrados os quesitos, a forma de votação e o resultado;
  • Encerramento e desfecho: quando todos o acontecimentos foram registrados.

Reunião informal

Aspecto informal que se caracteriza como uma espécie de súmula na qual serão registradas apenas as informações mais relevantes e que posteriormente poderá ser enviado ao RH. Ex: reuniões departamentais, reuniões com clientes e entre outros.
Principais tópicos que devem constar na ata simples:
  • Data, local, horário de início e fim da reunião: é necessário saber onde e quando as pautas foram discutidas;
  • Pessoas presentes e seus cargos: é preciso informar por quem as decisões foram tomadas;
  • Pauta da reunião: uma das principais informações que deve constar na ata a fim de saber o propósito para o qual as pessoas se reuniram;
  • Discussões abordadas: parte fundamental para registro das discussões para esclarecer porque as decisões foram tomadas e porque algumas ideias foram abandonadas a fim de evitar que a mesma discussão ocorra várias outras vezes;
  • Registro das decisões: outra parte fundamental para registrar o que de fato foi acordado entre os integrantes e listar quais serão os próximos passos;
  • Compromissos: essencial para registrar os prazos para execução de cada tarefa e é onde se estabelece o dia, horário, local e participantes da próxima reunião;
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Não podemos esquecer também que :
Uma ata deve ser redigida de tal maneira que não seja possível qualquer modificação posterior.
Se o relator cometer um erro, deve empregar a partícula retificativa digo, como neste exemplo: “Aos vinte dias do mês de março, digo, de abril, de mil de dois mil e treze…”
Quando se constatar erro ou omissão depois de lavrada a ata, usa-se a expressão “em tempo”: “Em tempo: onde se lê março, leia-se abril”.

Modelo de ata de reunião

O que você precisa para facilitar sua vida e conseguir fazer uma ata de reunião eficiente, é partir de ummodelo de ata de reunião.
O modelo de ata deve ser:
  • com margens dos dois lados (livro de ata) e formatadas em editor de texto que não permita alteração, como o PDF, por exemplo;
  • sem parágrafos ou alíneas (ocupando todo o espaço da página);
  • sem abreviaturas de palavras ou expressões;
  • com números escritos por extenso;
  • sem rasuras nem emendas;
  • sem uso de corretivo
  • com verbo no tempo pretérito perfeito do indicativo;
  • com verbo de elocução para registrar as diferentes opiniões.

Referências: site-manualdasecretaria.com.br/ata-de-reuniao-como-fazer/