- 1
- 1°F
- 1°F PORT
- 1ª série A
- 1ª série B
- 1ª série C
- 1ª série D
- 1ª série E
- 1ª série F
- 1F
- 2 série A
- 2° Série E
- 2°A tecnologia
- 2°B
- 2°B TECNOLOGIA
- 2°C
- 2°D
- 2°D TECNOLOGIA
- 2ª série B
- 2ª Série C
- 2ª série D
- 2ª série E
- 2C
- 3ª série A
- 3ª série B
- 3ª série C
- 3ª série D
- 6° E 7° ANOS ELETIVAS CULTURA REGIONAL. PROFESSORA ANA PAULA
- 6º ano A
- 6º ano B
- 6º ano C
- 7 A
- 7A
- 7c
- 7º ano A
- 7º ano B
- 7º ano C
- 7ºB
- 7ºC
- 8 B
- 8° e 9° anos eletivas oficina ortográfia
- 8º
- 8º A
- 8º ano A
- 8º ano A 8º ano B
- 8º ano B
- 8º ano C
- 8º B
- 8º B C
- 8º C
- 8º e 9º Ano.
- 9º ano A
- 9º ano B
- AAPs - EF - 6º 7º 8º e 9º Anos EM - 1º 2º e 3º
- Avisos Coordenação
- B
- C
- D
- Direção
- Eletiva Áudio Visual
- ELETIVA BIBLIOTECA
- Eletiva Cultura Regional 6º e 7º anos
- Eletiva de Biblioteconomia - Ensino Médio
- Eletiva de Cinema - Ensino Médio
- Eletiva de Eventos - Ensino Médio
- Eletiva de Fotografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Ortografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Reciclagem/Revitalização - 6º e 7º anos
- Eletiva de Teatro - Ensino Médio
- Eletiva de Técnicas de Redação para o Enem - Ensino Médio
- Eletiva Empreendedorismo - 8º e 9º anos
- Eletiva Feminícidio - Ensino Médio
- Eletiva Laboratório de Matemática - 8º e 9º anos
- Eletiva Laboratório de Matemática - Ensino Médio
- Eletiva Quadrinho - HQ - Ensino Médio
- Eletiva turismo
- Grêmio Estudantil
- PROFESSORA: DEBORAH
- PROFESSORA: MARIA MARLI
- PROFESSORA: MARIA MARLI 3º
- PROFESSORA: MARIA MARLI DE HISTÓRIA 7ºB
- PROFESSORA: MARIA MARLI- 1º
- PROFESSORA:DEBORAH
- PROFESSORA:MARIA MARLI
- Projeto de Vida Protagonismo Juvenil
terça-feira, 23 de junho de 2020
Professora Maria Cristina - 3 A,B,C,D Química
Bom dia meus amores...
Vocês estão bem?
Trabalharemos a Atividade 1D da pág 39 do Caderno do aluno 2 Bimestre
Uso racional da água
Assistam ao vídeo proposto pelo caderno ou acesssem: https://www.youtube.com/watch?v=JtshF-n-mis
Registre em seu caderno quais os aspectos evidenciam o desperdício ou o mau uso da água e como podemos evitá-los.
Publique a sua resposta no email : cristinamcma75@gmail.com
Não esqueça de colocar o nome, número e série no cabeçalho na atividade.
Beijão
https://www.youtube.com/watch?v=JtshF-n-mis
Professora Maria Cristina - 2 B,C,D,E - Química
Bom dia meus amores...
Vocês estão bem?
Trabalharemos a Atividade 2 da pág 41 do Caderno do aluno 2 Bimestre
Condutividade dos materiais
Assistam ao vídeo proposto pelo caderno pu acesssem: https://www.youtube.com/watch?v=S8WZ7Z6gW0M
A partir do vídeo construa uma tabela com os materiais utilizados no experimento e verifique quais ítens conduzem corrente elétrica. Explique o motivo dessa condução.
Publique a sua resposta no email : cristinamcma75@gmail.com
Não esqueça de colocar o nome, número e série no cabeçalho na atividade.
Beijão
Vocês estão bem?
Trabalharemos a Atividade 2 da pág 41 do Caderno do aluno 2 Bimestre
Condutividade dos materiais
Assistam ao vídeo proposto pelo caderno pu acesssem: https://www.youtube.com/watch?v=S8WZ7Z6gW0M
A partir do vídeo construa uma tabela com os materiais utilizados no experimento e verifique quais ítens conduzem corrente elétrica. Explique o motivo dessa condução.
Publique a sua resposta no email : cristinamcma75@gmail.com
Não esqueça de colocar o nome, número e série no cabeçalho na atividade.
Beijão
2ºA ( Clayton - Português) Interpretação
Após
ter assistido o filme clássico do Romantismo: “Romeu e Julieta”, responda as
questões a seguir. (consulte
também livros e internet se necessário)
- Qual o motivo de o amor de Romeu e Julieta ser impossível?
a) ( ) Julieta estava prometida em casamento.
b) ( ) Romeu era pobre.
c) ( ) As famílias eram rivais.
d) ( ) Eles tinham uma diferença de idade muito
grande.
e) ( ) O pai de Romeu havia brigado com o irmão
de Julieta.
- Como Romeu e Julieta conseguem se casar?
a) ( ) O pai de Julieta promete a Romeu a mão da
filha em casamento em troca de favores.
b) ( ) O pai de Romeu permite a união por causa
do grande dote oferecido pelo pai de Julieta, que se beneficiaria com o
casamento.
c) ( ) Eles fogem para uma cidade distante e lá
se casam.
d) ( ) Julieta vai à Igreja sob o pretexto de
confessar e lá se casa com Romeu, que, por ser amigo do padre, conseguiu que a
cerimônia fosse realizade.
e) ( ) Eles não conseguem se casar
- O que acontece com Mercúrio, grande amigo de Romeu?
a) ( ) Casa-se com Rosalina.
b) ( ) Se torna o príncipe de Veneza.
c) ( ) Termina na prisão por matar Teobaldo.
d) ( ) Termina na prisão por matar Romeu, pois
amava Julieta.
e) ( ) É morto por Teobaldo.
- Por que Romeu precisa fugir?
a) ( ) Porque Páris, pretendente de Julieta,
fica sabendo do casamento e quer matar Romeu.
b) ( ) Porque mata Teobaldo, primo de Julieta.
c) ( ) Porque mata Mercúrio.
d) ( ) Ele não precisa fugir. Quem tem motivos
para a fuga é seu pai, que mata o pai de Julieta.
e) ( ) Por que Julieta se casa com Páris e ele
não consegue suportar não ficar com sua amada.
- Como Romeu descobre a "morte" de Julieta?
a) ( ) Um amigo que ele mandou para saber
notícias de Julieta vê o corpo da moça sendo levado para a sepultura.
b) ( ) O pai de Julieta envia um comunicado à
família Montecchio noticiando a morte da jovem e dando detalhes sobre o velório
e sepultamento.
c) ( ) A mãe de Julieta o acusa formalmente da
morte da filha e manda prendê-lo.
d) ( ) Julieta morre nos braços de Romeu.
e) ( ) Romeu é avisado pelo padre da morte de
Julieta.
- Como Julieta consegue se livrar do casamento com Páris?
a) ( ) Ela é incentivada pelo padre a tomar uma
poção que lhe deixará aparentemente morta.
b) ( ) Ela consegue convencer seus pais de que
só será verdadeiramente feliz com Romeu, seu amor de verdade.
c) ( ) Páris é agressivo com Julieta e o pai da
moça repudia o ato.
d) ( ) Páris é morto por Romeu antes do
casamento.
e) ( ) Páris perde todo seu dinheiro em um jogo
de pôquer, e isso entristece a família Capuleto.
- Como é o nome do escritor de Romeu e Julieta?
W_ _ _ _ _ _ S_ _ _ _ _ _ _ _ _
_)
- Franco Zefirelli foi o diretor da mais famosa produção cinematográfica que conta a história de Romeu e Julieta, esrelada por Olivia Hussey e Leonard Whiting. De que ano é este filme?
_ _ _ _ (Quatro dígitos)
- Como é o final da história de Romeu e Julieta?
a) ( ) Romeu se suicida após saber que Julieta
casou-se com Páris, e esta também se mata após saber da morte de Romeu.
b) ( ) Romeu se mata por pensar que Julieta está
morta, e esta também comete suicídio ao ver seu amado sem vida.
c) ( ) Romeu e Julieta fogem para uma cidade
distante de Verona, onde se casam, viram comerciantes e têm 3 filhos.
d) ( ) As famílias fazem as pazes após uma ordem
vinda do príncipe, e o casamento dos dois jovens é permitido.
e) ( ) Os dois resolvem morrer juntos e serem
felizes no paraíso, porque sabem que na Terra sua felicidade será impossível
devido às constantes brigas entre seus familiares.
- Romeu e Julieta foi escrito em forma de livro. Verdadeiro ou falso?
a) ( ) Verdadeiro
b) ( ) Falso
segunda-feira, 22 de junho de 2020
SOCIOLOGIA (ADRIANO) - 3°A, D - ENTREGA EM 29/06/2020 - Novo
A politica a partir do século
XVI
O Contratualismo se desenvolveu
entre os séculos XVI e XVIII e passou a analisar o indivíduo que se
encontrava deslocado de seu estado de natureza e inserido em uma sociedade
abalizada pelo surgimento do estado civil moderno. Em resumo, a referida escola
parte de um determinado momento em que não existe o Estado, situação na qual o
indivíduo vive em seu estado de natureza, utilizando-se de leis naturais para
reger sua conduta.
Por
motivos diversos, determinados indivíduos decidem se organizar e criar a instituição
“Estado”, que tem suas regras pactuadas através de um contrato, o chamado
contrato social, que segue determinadas características de acordo com o autor
analisado. Tal contrato institui o Estado Civil Moderno e as diferentes formas
de intervenção e soberania deste (administração estatal), assim como suas
consequências e mecanismos legitimadores ante os indivíduos.
No
período temos três principais autores que abordavam o tema de maneira
acentuadamente diversa, seriam eles Thomas Hobbes, John Locke e Jean-Jacques
Rousseau.
O Contrato para Thomas Hobbes
Na visão de Thomas Hobbes, como
sugere a clássica passagem “O homem é o lobo do homem.”, o estado de natureza
no qual o homem vive é essencialmente composto por guerras e disputas, uma vez
que para ele o homem tem o direito fundamental à vida e para isso a de se valer
de qualquer coisa para garanti-la, sendo “mal” por natureza. Em outras
palavras, o indivíduo vive em constante estado preventivo, o que leva o mesmo a
contínuas disputas.
O estado
de natureza, conforme exposto, é marcado pela constante insegurança e não é
dotado da ideia de justiça ou propriedade privada, uma vez que você só está na
posse de algo na medida em que tem a capacidade mantê-lo. Dessa forma, em
segundo momento, o principal motivo para que os indivíduos pactuem para a
formação do Estado seria sua função básica de segurança, embora cite outras funções
do estado, este é o meio necessário para que se crie uma unidade soberana,
indivisível e irredutível.
Assim, pressupõe-se que o
indivíduo transmitiria seus direitos a alguém que iria personificar o Estado, o
Leviatã, o soberano, sendo instituído de diversas formas (instituição,
aquisição, etc.) que iria manter sua ordem por meios coercitivos se necessário,
pois o Estado para o autor não poderia em qualquer momento ser questionado, sob
pena de não mais ser soberano e retornar ao estado de natureza (guerras),
instaurando dessa forma o Estado de Sociedade.
O Contrato para John Locke
O Estado
de natureza para John Locke, diferente de Hobbes, já tem certos
reconhecimentos, dentre eles o direito à vida, a propriedade privada (dá
subsistência ao direito à vida) reconhecida ante seus membros e a figura do
poder punitivo proporcional a ser exercido contra aquele que usurpar a
propriedade privada (direito natural de punir), sendo que o mesmo introduz a
ideia de Lei (Leis da Natureza e Leis de Deus). Para ele, o homem não é “mal”
por natureza, mas se encontra em uma neutralidade, que pressupõe que ele é bom
(não necessariamente todos os homens).
O homem busca, portanto, um “pacto”
ou um “contrato”, pois no estado de natureza ele não é livre de fato, na medida
em que as Leis da Natureza e as Leis de Deus são submetidas a eles sem qualquer
influência ou consentimento. Assim, para que o homem seja livre e faça a
manutenção dessa liberdade por algum meio, no caso o Estado, este deve
participar da criação de suas próprias leis, sendo elas estabelecidas,
reconhecidas e aprovadas por meio do consentimento, em resumo, participar da
criação das leis as quais se submete.
No mesmo
tocante, embora no estado de natureza exista a legitimidade de um poder
punitivo, faltam juízes imparciais que balizam e proporcionam (concretizem) tal
poder punitivo e a criação do Estado poderia garantir o exercício de tal
jurisdição. Dessa forma o Estado só tem o papel de garantir a boa vida que o
indivíduo já tinha no estado de natureza, quando necessário, tendo um viés bem
menos intervencionista no âmbito privado que o proposto por Hobbes, sendo ele
criador do Estado Liberal Clássico.
O Contrato para Rousseau
Para
Rousseau o desenvolvimento do estado para se tornar algo bom se dá com uma
etapa a mais, que seria o chamado Contrato Social. Tal fase se apresenta após o
Estado de Sociedade, tendo assim o Estado de Natureza, Estado de Sociedade e o
Contrato Social como algo que viria a ser bom ante a impossibilidade do
indivíduo retornar ao estado de natureza.
Em sua
visão, o homem no seu estado de natureza é bom e não é um ser sociável, pois
viveria em tese isoladamente, entretanto, na medida em que houve um crescimento
populacional e uma consequente inserção do homem na sociedade, havendo o
acréscimo em suas relações sociais, a sociedade o corrompe e este passa a
vislumbrar necessidades maiores (ambição). Na medida em que essas necessidades
artificiais surgem advém dela a ideia de propriedade privada, o que considera
ser o cerne da desigualdade, pois a partir desse momento o indivíduo passaria a
olhar para o caso concreto e deixar seus princípios de lado, cobiçando o
alheio.
Ante o
exposto, podemos concluir que o Estado de Sociedade é instaurado como forma de
pacificar esse problema, todavia adquire um viés supostamente igualitário, que
na verdade estaria apenas perpetuando as diferenças entre as pessoas, pois
prega uma espécie de igualdade absoluta de direitos. Para Rousseau a sociedade
não é igual e seus indivíduos são gritantemente desiguais no tocante econômico,
fato esse que apenas criaria uma falsa ideia de liberdade e igualdade entre os
indivíduos, uma vez que os mesmos sempre estariam limitados pelo viés
econômico, não só no exercício participativo da política.
É justamente dessa falta de
igualdade material que nasce a necessidade de se fazer o chamado Contrato
Social, como forma de proporcionar uma igualdade material para os indivíduos e
ele se pauta em quatro preceitos que são eles: o indivíduo precisa se dar conta
que não é livre; instaurar uma democracia direita e não representativa,
participando diretamente da criação das leis; seguir a vontade geral, o que não
é a vontade de todos, mas aquilo que é certo; ter a figura do legislador, que
para Rousseau é aquele indivíduo excepcional, que teria a capacidade de
esclarecer à terceiros o que seria essa vontade geral baseada no que é certo.
Fonte: Gustavo Rocha Caldas. Publicação (02/2018). Disponível
em: https://jus.com.br/artigos/63999/thomas-hobbes-john-locke-e-jean-jacques-rousseau-leviata-dois-tratados-sobre-o-governo-o-contrato-social
Atividade
1.Trabalho para entregar;
2. Poderá ser feito em grupos
(Máximo 4 pessoas), individual ou em duplas, trios, etc...
3. Cada grupo deverá montar um
contrato social;
4. Este contrato deve conter a
situação atual do país, ou seja, os motivos que levaram o grupo a criação do
contrato logo em seu início como apresentação do projeto, e os itens deste
contrato (Artigo, parágrafos, incisos etc);
5. O contrato deverá seguir os
moldes de uma constituição;
6. Não precisa obviamente ser
extenso, mas deve conter itens relacionados a vida em sociedade. Como por
exemplo: Da segurança, da educação, da saúde e assim por diante;
7. Incluir temas que para vocês sejam relevantes para o bom andamento da sociedade, dentro dos itens propostos por vocês;
7. O trabalho deverá ser entregue
no dia 29/06/2019. Basta que apenas 1 aluno envie o trabalho com o nome dos
participantes;
SOCIOLOGIA (ADRIANO) 2°A,B,C,D,E - ENTREGA 29/06/2020, Novo
SOCIOLOGIA:
TEMA II (CULTURA E COMUNICAÇÃO DE MASSA)
Entre o final do século XIX e o início da Primeira Guerra Mundial ocorreram
algumas mudanças como o aumento do número de pessoas alfabetizadas, melhores
condições de vida e desenvolvimento tecnológico que possibilitaram o surgimento
de novos pensamentos e estilos de vida. Nesse contexto, ocorreu a penetração
dos meios de comunicação em massa com uma configuração cultural específica que
difere das manifestações culturais anteriores.
A característica mais imediata que diferencia a cultura de massa do
que era produzido anteriormente é o alcance que esta tem possibilitada pela sua
difusão em larga escala através dos diferentes meios de comunicação (rádio e televisão).
Atingindo um número de pessoas cada vez maior e como jamais havia ocorrido. As
manifestações artísticas e culturais vão ganhando novos contornos constituindo
a indústria cultural.
O próprio termo “indústria cultural” demonstra a ideia de que
assim como as indústrias fabricam determinados produtos (móveis, sapatos,
refrigerantes, etc.), a produção em massa de bens culturais estava visando o
consumo em grande quantidade, geração de lucros e adesão ao sistema dominante.
CULTURA DE MASSA
A cultura de massa teria impacto na sociedade ao produzir uma
homogeneização dos indivíduos. Esse comportamento ocorreria, pois, ao
conseguirem atingir um número de pessoas muito maior, os meios de comunicação
fazem a difusão de modelos planificados de cultura reproduzindo padrões
homogêneos e não levando em consideração as diferentes possibilidades de
configuração de gostos e identidades. O “público consumidor” é visto assim, como uma “massa” homogênea.
Haveria então um obstáculo ao desenvolvimento do
espírito racional, pois nesse processo de transformação da arte e cultura em mercadoria
– e, portanto, sujeito as leis comerciais de procura e demanda – os produtos
comerciais ofertados são respostas da vontade imediata de um público cada vez
mais passivo e desencorajado a procurar novas experiências, como na arte
erudita e popular. Ele consome o que é ofertado e tem comportamento acrítico
diante das demandas.
Utilizando como estratégia o uso de apelos visuais e
estéticos, seria possível conduzir os “consumidores” dessa cultura a uma
espécie de fuga da realidade em direção a um mundo fantasioso de lazer e
diversão. Essa fuga da realidade é apontada como um elemento de alienação que
faz com que o indivíduo aceite a exploração capitalista.
Walter Benjamin (1886-1940) ponderou que a indústria de massa era
responsável por tornar a arte mais acessível a um maior número de pessoas, não
ficando mais restrita as classes sociais mais
privilegiadas. Com a arte e a cultura chegando a um número maior de pessoas,
haveria o desenvolvimento do conhecimento. Conclui-se, portanto que nesse
processo descrito acima há, por um lado a massificação da cultura, mas por
outro lado a ampliação do acesso aos bens culturais.
Por Mayra Poubel Disponível em: https://www.infoescola.com/sociedade/cultura-de-massa/
A partir
do texto: Cultura e cultura de massa. Desenvolva:
1.Um
trabalho de montagem para entregar;
2.
Poderá ser feito em grupos (Máximo 4 pessoas), individual ou em duplas, trios,
etc...
3.
Montar um outdoor, capa de revista ou cartaz, que expresse através de imagens ícones
do consumismo e da produção em grande escala.
4.
Poderão ser utilizados um conjunto de imagens de produção que representam a
ideia de consumo em grande escala, ou de vulgarização da produção de bens ou
ideias para consumo das massas.
5.
Esta montagem deverá representar uma ideia, uma forma de chamar a atenção para
que aquela produção seja consumida por grande quantidade de pessoas.
6.
O trabalho deverá ser entregue no dia 29/06/2019. Basta que apenas 1 aluno
envie o trabalho com o nome dos participantes;
Exemplo para a criação da atividade:
Ao
analisamos esta capa da Revista Vogue (Anos 80), percebemos que ela busca
manter um padrão de elegância e charme ao mesmo tempo que dialoga com o novo. A
mulher moderna é aquela que sabe ser refinada, mas ao mesmo tempo é sedutora,
pertencente a vida urbana. Traz consigo uma ideia de empoderamento feminino,
mas é claro sempre ligado aos seus produtos. A mulher moderna é aquela que
consome Vogue.
A imagem traz a legenda (Hot weather holidays - Férias de
clima quente).
Assinar:
Postagens (Atom)
-
2° Ano E Biologia Profa Solange Período para entrega: Até 28/10/2020 4° Bimestre: Unidade Temática: DNA- Tecnologias de Manipulação do DN...
-
Atividades - Correção 1.Pesquise: 2 poemas ou 2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor. ...
-
Exercícios de fixação 1) Use MAL ou MAU: a) Antônio sempre foi um mau elemento. b) Na luta contra o mal , devemos nos lemb...