quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Portuguesa                                  Série: 8°B e 8°C

e-mail: espinoli2020@gmail.com

Semântica: as palavras podem associar-se de várias maneiras. Quando se relaciona pelo sentido, temos um campo semântico. É a construção de sentido num dado contexto do texto.

 Polissemia: é a capacidade que as palavras têm de assumir significados diferentes de acordo com o contexto.

Exemplos:
- Ele andava muito.
- Mario anda doente.
 - Aquele executivo só anda de avião.
- Meu relógio não anda mais.

   O verbo andar tem origem no latim. Ele possui vários significados em português, dos quais destacamos apenas quatro. Trata-se, pois, de uma mesma palavra, de uso diverso na língua. Nas frases do exemplo, significa respectivamente, caminhar, estar, viajar e funcionar.

Metáfora: 
consiste em empregar um termo com significado diferente do habitual, com base numa relação de similaridade entre o sentido próprio e o sentido figurado. A metáfora implica, pois, uma comparação em que o conectivo comparativo fica subentendido. 

Exemplo:
Meu pensamento é um rio subterrâneo. 

                       EFEITOS DE SENTIDO NO TEXTO - CONOTAÇÃO E DENOTAÇÃO


Conotação é o uso da palavra com um significado diferente do original, criado pelo contexto 
Exemplo: 
- Juliana é uma flor.
-Você tem um coração de pedra.

 Denotação é o uso da palavra com o seu sentido original. 
Exemplo: 
- As flores enfeitam o jardim.
 - Pedra é um corpo duro e sólido, da natureza das rochas. 


                                         ATIVIDADE PARA ENTREGAR POR E-MAIL

Leia a poesia e responda às questões. 

A ROSA DE HIROSHIMA
(Vinicius de Moraes)

Pensem nas crianças 
Mudas telepáticas 
Pensem nas meninas

Cegas inexatas 
Pensem nas mulheres 
Rotas alteradas 
Pensem nas feridas 
Como rosas cálidas 

Mas oh não se esqueçam 
Da rosa da rosa 
Da rosa de Hiroshima 
A rosa hereditária 
A rosa radioativa

 Estúpida e inválida 
A rosa com cirrose 
A anti-rosa atômica 
Sem cor sem perfume 
Sem rosa sem nada





1) O título da poesia pode ser considerado uma metáfora? Justifique sua opinião. 

2) Faça uma pesquisa sobre a bomba de Hiroshima e explique a mensagem do Eu lírico na poesia. 

(Observação: Não precisa escrever sobre o caso da bomba de Hiroshima. Com base na pesquisa só escreva a interpretação da poesia)

e-mail: espinoli2020@bol.com.br






Prof. Aline Rossi- Ciências/ 7° anos A e B




                                        





Habilidades: Caracterizar os principais Ecossistemas Brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de Luz solar, à temperatura, entre outros, correlacionando essas características à flora e a fauna específicas.


Conteúdos: Ecossistemas brasileiros

Objetivos: Entender a importância, em relação à biodiversidade, ao clima e ao potencial econômico, de cada ecossistema brasileiro.

Atividade

1-      Observe o mapa e identifique os ecossistemas brasileiros correspondentes as cores.
 

2-      Segundo o gráfico, em quais meses do ano mais chove no bioma Amazônia?
 

3- Qual bioma que ocupa a faixa litorânea do território brasileiro?
a) Caatinga
b) Cerrado
c) Amazônia
d) Mata Atlântica
e) Pantanal

4-Na flora predominam os cactos, árvores baixas e arbustos que em geral perdem as folhas na estação das secas. O clima é quente, com ventos fortes e secos. Na fauna, destacam-se os predadores como o gavião, pequenos herbívoros roedores como preás etc. O texto refere-se:
a) Caatinga
b) Amazônia
c) Pantanal
d) Pampas
e) Mata Atlântica

5- O Pantanal é um tipo de bioma que se caracteriza por ser uma das maiores planícies inundáveis do planeta. Marque a alternativa que corresponde aos estados brasileiros que possuem esse bioma.
a) Goiás e Mato Grosso
b) Bahia e Minas Gerais
c) Pará e Amazonas
d) Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
e) Rio Grande do Sul e Santa Catarina

6- É um tipo de ecossistema que se caracteriza por árvores  marcadas por troncos retorcidos e gramíneas e arbustos de pequeno porte e esparsas. As suas raízes são profundas e conseguem absorver a água dos lençóis subterrâneos.
a) Caatinga
b) Amazônia
c) Cerrado
d) Pampas
e) Mata Atlântica

7- Conhecido pela vegetação herbácea, com árvores de pequeno porte, campos limpos e favoráveis para a criação de gado. O texto refere-se ao ecossistema brasileiro:
a) Caatinga
b) Amazônia
c) Cerrado
d) Pampas
e) Mata Atlântica

8- É considerada o maior bioma brasileiro:
a) Caatinga
b) Amazônia
c) Cerrado
d) Pampas
e) Mata Atlântica

 Para realizar a atividade proposta acima, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 2), o livro de Ciências ou a internet.


Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE. Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL

Recados:
Eu já enviei o convite da minha sala no classroom institucional para todos os alunos, então vocês precisarão acessar o e-mail institucional que foi disponibilizado pela escola e aceitar o convite para participar. Espero vocês o mais rápido possível, pois em breve as atividades serão postadas somente lá!


Em caso de dúvidas, vocês podem enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br, chat da sala no aplicativo do Centro de Mídias SP ou classroom institucional.