sábado, 9 de maio de 2020

3ºA,B,C,D - Língua Portuguesa Prof Ângela - Revisão de Gramática - conteúdo Tipos de Predicado e Predicativo do Sujeito e do Objeto

Assista aos vídeos com explicação sobre Tipos de Predicado, Predicativo do Sujeito e Predicativo do Objeto e Exercícios sobre predicado, passe as lições para o caderno. Faça os exercícios abaixo e envie para meu e-mail professoraortega@yahoo.com data entrega até: 15/05 





 

 

                                           Exercícios para enviar por email 

1-Relacione as colunas de acordo com o tipo de predicado que cada período apresenta:
a) ( ) João adora doces.
b) ( ) Pedro é inteligente.
c) ( ) João acha Pedro inteligente.
d) ( ) Maria comprou um carro novo.
e) ( ) O dia está triste hoje.
I. Predicado nominal
II. Predicado verbal
III. Predicado verbo-nominal

 2-Assinale a única alternativa que apresenta um predicado verbo-nominal:
a) ( ) O show foi emocionante.
b) ( ) Gustavo gosta de pipoca.
c) ( ) Fernanda chegou cansada.
d) ( ) Mônica é muito comunicativa.
e) ( ) Trovejou muito.

3-Para os termos sublinhados nas orações abaixo, escreva PS se for predicativo do sujeito e PO se for predicativo do objeto.

a) ( ) Pedro estava furioso.
b) ( ) O resultado deixou a aluna triste.
c) ( ) Chegaram atrasados à reunião.
d) ( ) Sua casa é belíssima.
e) ( ) Todos estavam quietos.

 4-(Consep-2012) Em “Nosso filho chegou atrasado.”, o predicado é
a) ( ) nominal.
b) ( ) verbal.
c) ( ) verbo-nominal.
d) ( ) predicativo do sujeito.

5- O predicado é nominal em, exceto:
a) ( ) Os passageiros ficaram assustados.
b) ( ) O planeta podia ser tranquilo.
c) ( ) “Zé Maria" não estava sóbrio.
d) ( ) Você acha Júlia bonita, mamãe?



Português 9ºA e 9ºB


As aulas de português de 04 a 08 de maio, no centro de mídias, tiveram os seguintes temas: 

(1) variação linguística

(2) modo imperativo

(3) uso de ironia, crítica e humor na charge, quadrinhos e memes

(4) respeito às diferenças de opinião

Escolha um dos quatro e faça uma pesquisa sobre o tema escolhido. Coloque essa pesquisa em texto feito no word.

Mande até 15 de maio para o  email:  elizabethaugusto594@gmail.com 

sexta-feira, 8 de maio de 2020

Entrega de Atividade - Professora Gabriella - 1º anos e Eletiva

Boa noite,

enviar as atividades realizadas até aqui, para o meu e-mail professora.gabriella@gmail.com.

Até mais,

Professora Gabriella.

ELETIVA DE TEATRO - PROFESSORA REBECA RIGHETTI RAMOS- 2

ELETIVA DE TEATRO -  PROFESSORA REBECA RIGHETTI 

Caras e caros,

Vocês já devem ter ouvido falar sobre Shakespeare, certo?

William Shakespeare é considerado um dos maiores nomes da história mundial do
Teatro. O autor de origem inglesa, viveu pelo período de 1564 a 1616, durante os
reinados de Elizabeth I e James I. Além de atuar, Shakespeare escreveu inúmeras
obras, dentre elas peças de comédia, drama e tragédia, assim como sonetos
e poemas. Alguns exemplos de suas obras mais conhecidas são: Romeu
e Julieta, de 1592; Macbeth, de 1606; Hamlet, de 1599; Otelo, o Mouro de Veneza,
de 1604; Sonho de uma Noite de Verão,de 1594; O Mercador de Veneza, de
1594; A Megera Domada, de 1594; Ricardo II e Ricardo III.

Muitas das obras Shakespearianas são largamente lidas em livros e montadas em
teatros até os dias atuais. Também há inúmeras adaptações cinematográficas de suas
peças. Pensando nisso, pesquisem na internet filmes do seu interesse, baseados
em obras de William Shakespeare. Após assistirem ao filme escolhido,
anotando atentamente elementos inspirados pela obra shakespeariana,
façam uma resenha, unindo uma breve apresentação da
obra original ao enredo do filme. 

Algumas indicações são:


As You Like It , 2006, de Kenneth Branagh. Filme baseado na
comédia Como Gostais


O Casamento de Romeu e Julieta, 2005, de Bruno Barreto. Filme
baseado na tragédia Romeu e Julieta.


Dez Coisas que Eu Odeio em Você,1999, de Gil Junger. Filme
baseado na comédia A Megera Domada


Dúvidas? Mandem e-mail para rebeca.ramos@unifesp.br

Abraços! Até a próxima!

Eletiva Laboratório de Matemática - Ensino Médio - Professora Rebeca

Olá,

pessoal nosso próximo tópico será probabilidade, então peço que vocês façam uma pesquisa sobre esse tema, e aponte como poderemos trabalhar probabilidade através de jogos. Veja quais materiais vamos precisar para desenvolver essas atividades. Deve ser feito em arquivo WORD, não vou receber no corpo de e-mail.

Entrega até dia 15/05 - entrega pelo e-mail bekacarneiro2@hotmail.com, no titulo do e-mail quero, NOME, SERIE - Eletiva de Laboratório. Caso o e-mail seja enviado fora deste padrão, não aceitarei.

Qualquer duvida, estou aqui!

Professora Rebeca Carneiro.

quinta-feira, 7 de maio de 2020

                    Atividades de Física    2A  2B     2C

    Conversão de Escalas Termométricas
1) Numa das regiões mais frias do mundo o termômetro marca -76º F. Qual é o
valor dessa  temperatura na escala Celsius?

2) Em Plutão, a temperatura é de -380º F. Qual é a temperatura de Plutão na
escala Celsius?

3)Qual é a temperatura na escala Fahrenheit e Kelvin que corresponde a 22º C?

4) O verão de 1994 foi particularmente quente nos Estados Unidos da América. 
 A diferença entre a máxima temperatura do verão e a mínima temperatura
do inverno anterior  foi de 60ºC.
 Qual o valor desta diferença na escala Fahrenheit?

5) Efetue as conversões:
a) 30 º C  em ºF
b) -10ºC em K
c) 42º F em K
d) 280K em º C

            Atividades sobre dilatação térmica
1) Considere que um material com um buraco no meio sofre dilatação térmica.
O que acontecerá com o tamanho desse buraco?
Justifique

2) Por que diferentes tipos de metal não podem ser misturados para fazer as
estruturas de um prédio?

3) Por que os trilhos da malha ferroviária  não são contínuos, mas têm
intervalos com espaçamento entre eles?

4) As tampas de metal de potes de vidro são mais fáceis de serem abertas
quando o pote todo é imerso em água quente. Isso ocorre porque:
a)a água quente lubrifica as superfícies em contato, diminuindo o atrito
 entre eles.
b)a água quente amolece o metal, fazendo com que a tampa se solte.
c)o metal dilata-se mais que o vidro, quando ambos sofrem a mesma variação
de temperatura.
d)o vidro dilata-se mais que o metal, quando ambos sofrem a mesma variação
de temperatura

5)Em dias frios, é muito comum que se utilize coloquialmente a expressão:
 ¨vou vestir uma malha de lã para me aquecer¨
Escolha a frase  que melhor traduz a intenção dessa expressão em termos da
Física.
a)a lã é um dos tecidos mais quentes que se conhece.
b) a lã se aquece mais rapidamente que os demais tecidos.
c)a lã tem mais calor acumulado que outros tecidos.
d)a lã é um bom isolante térmico,
e) a lã é impermeável.

Fazer no caderno, tirar foto e mandar para o email:
cida.am.sousa05@gmail.com
 Entregar até o dia :  15/05/2020

Sociologia (Adriano) 3°A e D - Novo!!

Boa tarde, a todos.


Componente Curricular Sociologia
CMSP – Aula 06/05/2020


Tema: Cidadania


Objetivos Gerais da aula:

  1. Buscar compreender o conceito de Cidadania e suas transformações históricas;
  2. Efetuar um breve comparativo entre a ideia de cidadania no Brasil e em outros países;
  3. Verificar os dispositivos legais relacionados a Cidadania (Artigo 5° da Constituição brasileira de 1888).



Orientação:

  • Estou encaminhado a vocês pelo Blog um breve resumo da aula de ontem, o documento completo será encaminhado via Whatsapp (formato PDF) das respectivas turmas:
  • Por favor copiar este resumo no caderno, pois as próximas atividades serão efetuadas com base neste documento.
  • Apos efetuar a transcrição encaminhar a foto via e-mail (Ira constar como matéria aplicada).
  • Responder as questões e encaminhar a atividade até 14/05/2020.



BREVE HISTÓRIA DA CIDADANIA – Percursos e Concepções


Compreende-se hoje que o conceito moderno de Cidadania, tem início com:

 - A Revolução Inglesa do século XVII-XVIII, trás consigo a formação da classe operaria e seu pleno entendimento e autorreconhecimento como classe. Busca por aquisição e respeito aos direitos dos indivíduos e dos trabalhadores. Para o Historiador britânico Edward P. Thompson (2011), ao germinar a identificação da grande massa trabalhadora, reconhecendo-se como Classe, dar-se a, a luz do entendimento de que todos tem direitos, e estes devem constituir melhores condições de vida e dignidade, expressados através de leis, e de representatividade nos poderes legais, tais como por exemplo no poder legislativo. 
Autores como Hobbes e John Locke, buscaram ao longo de suas obras fundamentar a ideia de civilidade. Na Inglaterra, temos portanto a criação da concepção de cidadania Liberal.
- Independência dos Estados Unidos (1776), trouxe uma nova concepção ao ideário político e promoveu importantes mudanças nos conceitos de cidadania e liberdade. Para Karnal (2013), na verdade, não existe um conceito universal e atemporal de cidadania. Ela é uma construção histórica específica da Civilização Ocidental. Houve uma invenção da cidadania e da liberdade nos Estados Unidos da América. Esses conceitos transformaram-se muito ao longo do tempo.
Na miríade de imigrantes que formaram as 13 colônias britânicas na América do Norte, para a constituição da imagem de liberdade e da cidadania, desde os primórdios, houve uma hipertrofia de alguns fatos históricos e a supressão ou diminuição de outros. Foi um “extra-ordinário” processo de (re)invenção de memória e de uma longa tradição de liberdade.
- Revolução Francesa (1789), compreendida como fundadora dos direitos civis. É neste período, conhecido também como Iluminismo que podemos observar as características de transformação do pensamento, das ideias e do mundo. A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão é um marco para as realizações da concretização do direito individual. Pois no artigo primeiro estabelece que:-“Todos os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos”, tais direitos são naturais e imprescritíveis. (ODALIA, 2006. Pg.167.).
Quando falarmos, pensarmos ou lermos sobre Cidadania, teremos sempre que ter em mente que ela é uma lenta e célere construção que vem se fazendo desde a Revolução Inglesa especificamente a Industrial, passando pela Revolução Americana, pela construção de uma nova classe (proletariado), que não apenas herdou a consciência histórica da burguesia, como também buscou ampliar nos séculos XIX e XX os direitos civis dos quais também ajudou a constituir.


O CONCEITO DE CIDADANIA HOJE


O Conceito de Cidadania como aplicado hoje compreende ao formulado pelo economista e Sociólogo Thomas Humphrey Marshall (1893-1981), em sua obra “Cidadania, Classe Social e Status”, publicada em 1950. A Cidadania é um pilar do direito e do Estado moderno e continua nuclear na sociedade do século XXI. (BRITO, 2018. Pg.131.). A ideia de Cidadania hoje ganhou corpo e formas mais diversas em suas aplicações, podemos entender Cidadania como: liberdade de ir e vir, liberdade de expressão, direitos fundamentais como por exemplo os contidos em uma constituição, direito ao voto, acesso aos serviços básicos de um Estado, exercício pleno da democracia, etc.

O conceito de Cidadania formulado por Marshall ganhou destaque em finais do século XX por abordar questões antes não incluídas na ideia do ser Cidadão, a partir do momento em que se incluiu o termo classe (classe trabalhadora, proletariado) inverteu-se a lógica abrangendo todo um grupo de pessoas que até então não eram considerados cidadãos. Pode-se dizer que Marshall elaborou uma concepção "liberal-democrática" ampliada da cidadania, que estendeu o status de cidadão a novos atores e a outros antes discriminados (BRITO, 2018. Pg.131.).

A matriz do pensamento marshalliano ao mesmo tempo que ampliou as possibilidades de análise da concepção de Cidadania engendrou-o em uma matriz jurídica do direito ao dividi-lo em três partes “Civil, Política e Social”. (MARSHALL, 1967). A crítica ao conceito de Marshall está neste aspecto relacionado a sua proximidade com conceitos econômicos liberais clássicos. Ou seja, este discurso de cidadania tripartida efetuada por Marshall tornou-se uma muralha jurídica da modernidade, fator de legitimação da burguesia para obter o poder político. 
Este discurso de cidadania reflete um olhar eurocêntrico sobre as sociedades e as instituições, sendo importante ressaltar que por mais que Marshall tenha incluído a classe trabalhadora no debate, ele mesmo não criticou as estruturas de desigualdade geradas pelo capitalismo. Para ele, o problema não era em última análise ”-Todos os homens serem iguais, pois, certamente que não o seriam, o progresso da classe trabalhadora tem limites que não podem ser ultrapassados”. (MARSHALL,1949). Verificamos a partir de tal passagem a consolidação da manutenção das relações de dependência e inferioridade da classe trabalhadora em relação a burguesia.


COMPLICAÇÕES DAS CONCEPÇÕES DE MARSHALL

Como dito anteriormente, por mais que T.H. Marshall tenha incluído em seus debates a ideia de classe social, nunca questionou as posições classistas. Era ele neste aspecto um liberal clássico, ou seja, mantinha-se com a postura de que as condições de vida e de direitos atribuídos aos trabalhadores deveriam melhorar para que estes mantivessem melhores condições de vida, ao mesmo tempo que aceitava a permanência e manutenção do Status Quo da burguesia e do sistema capitalista.


Referências bibliográficas:

BRITO, Rose Dayanne Santos de. ”A crítica de Marx ao conceito de cidadania”. Revista da faculdade de direito da UFRGS, Porto Alegre, n. 39, vol.esp.,p.129-140, dez.2018.

CARVALHO, Jose Murilo. “Cidadania: Tipos e Percursos”.1996.

DAL RI, Luciene. “A Construção  da cidadania no Brasil: Entre império e a primeira república”. Espaço jurídico. Joacaba, v. 11, n. 1, p. 7-36, jan/jun. 2010.

FAUSTO, Boris. “História do Brasil”. 14 ed. 2 reimpr. São Paulo. Edusp,2015.

MARSHALL, Thomas Hamprey A. Cidadania, classe e status. Tradução Merton Porto Gadelha. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.

PINSKY, Jaime.  II. PINSKY, Carla Bassanezi. “História da Cidadania”. Revolução Americana. In KARNAL, Leandro. 6a. ed.; São Paulo; Contexto; 2013; PG (135-157).



Atividades para entregar:

Com base no texto: “Breve História da Cidadania” e “O Conceito de cidadania hoje”, responda:

1.    O conceito de Cidadania se diferencia, quando analisado as revoluções burguesas do Século XVIII. Rev. Inglesa, Francesa e Ind. Dos Estados Unidos? Explique.

2.    Porque ponderar a ideia de Cidadania, quando tratamos da Independência Americana?

3.    O que é Cidadania para Marshall?

4.    O Conceito de cidadania Marshalliano pode ser considerado universal e correto? Explique.

5.    Podemos dizer que a teoria de Marshall é burguesa-liberal. Explique?

6.    Como Marshall vê a classe trabalhadora?

7.    Em sua concepção todos nós possuímos direitos e deveres iguais?

8.    Faça uma busca na internet e leia o Artigo 5° da Constituição de 1888, e responda:

a)    Por que a constituição de 1888, é considerada uma constituição Cidadã?

b)    Cite três aspectos do artigo 5°

c)    Faça uma breve descrição crítica do que diz o artigo 5° para o que observamos na nossa realidade.