sexta-feira, 26 de junho de 2020

ELETIVA BIBLIOTECONOMIA RESTAURAÇÃO

SEU LIVRO ESTÁ VELHO? DANIFICADO, MOLHOU? VEJA ESSAS DICAS DE RESTAURAÇÃO E CUIDADOS:

                       Seu livro favorito está caindo aos pedaços ou perdendo as páginas e a capa? Repará-lo é mais fácil do que você pensa! Usar cola para encadernação pode ajudar você a prender novamente as páginas que se soltaram. Também é possível usar a cola para apertar os espaços que apareceram entre o miolo -- os grupos de páginas que formam o livro -- e a lombada do livro. A fita adesiva de linho é uma ótima maneira de prender novamente uma capa que está caindo


1
Compre uma cola para encadernação sem ácido. Muitas lojas de artigos para artesanato têm esse tipo de cola, que costuma vir em um tubo alto e fino. Compre uma cola sem ácido; caso contrário, as páginas do livro ou a lombada podem se desintegrar.

2
Remova as páginas soltas. Deixe-as de lado para não cair cola nelas. Retire-as e guarde-as na ordem correta para não colá-las na sequência errada por engano!

3         Passe uma camada fina de cola. Abra o livro e aperte um pouco da cola na parte de dentro da lombada dele, de onde as páginas caíram. Use um palito de pirulito para espalhar a cola de modo que ela cubra toda a lombada uniformemente.
4
Coloque as páginas de volta na lombada. Primeiro, organize-as na ordem certa! Em seguida, com cuidado, alinhe a parte superior e a inferior de cada conjunto de páginas de modo a deixá-las no mesmo nível que as páginas ainda presas ao livro. Aperte a borda do conjunto de páginas com firmeza contra a lombada para que ela se prenda por igual.[4]
  • Talvez você precise mexer as páginas um pouco para que elas se alinhem direitinho com o resto do livro. Não tem problema, mas seja rápido para que as páginas não acabem grudadas no lugar errado

5
Feche o livro com um elástico. Ele ajuda a manter todas as páginas no lugar enquanto a cola seca. Você também pode empilhar outros livros mais pesados em cima daquele que consertou

6
Deixe o livro secar por 24 horas. Depois de 24 horas, retire com cuidado o elástico (ou os outros livros) e folheie as páginas de leve. Elas deverão estar todas presas. Caso contrário, repita o processo de colagem.


NESTE VÍDEO VOCÊ PODE OBSERVAR CONSERTO 
EM LOMBADA DO LIVRO:



OUTRAS OPÇÕES DE RESTAURAÇÃO COMPLETA:










PRÓXIMA SEMANA TEREMOS AULA SOBRE OS SEBOS , ATÉ A PRÓXIMA SEMANA.


REFERÊNCIAS
pt.wikihow.com/Reparar-a-Encadernação-de-um-Livro
youtube-consertolombadalivro



Atividade de Química 2ºA - 26/06

Olá pessoal!

Assista a aula do centro de mídias "Concentração de Soluções" no link abaixo:


Responda as questões abaixo e envie as respostas no e-mail: scarletfs@hotmail.com


Química 1º A,B,C,D,E,F - Profª Scarlet - 26/06

Olá Pessoal! Leia atentamente o texto abaixo e responda as questões do link:

https://forms.gle/SKr6Uvo7zHpvg4Cb7

Respostas até o dia 03/07

O que são reações químicas?

Uma reação química, também chamada de fenômeno químico, é o processo que envolve a mudança ou transformação da matéria, alterando sua constituição em nível molecular. Ou seja, não é apenas uma mudança de estado — de sólido para líquido, de líquido para vapor — mas um rearranjo dos átomos.
Nas reações, há dois tipos de substâncias principais:
  • os reagentes, que são os componentes originais que se misturam e reagem entre si;
  • os produtos, que é o que resulta da reação, depois das transformações.
Uma reação é representada da seguinte forma geral:
REAGENTES → PRODUTOS
Para que uma reação química aconteça, os reagentes precisam ter afinidade química. Por isso, nem toda mistura de substâncias resulta em reação.
Além disso, há variação na entalpia, que é a quantidade de energia encontrada nas substâncias. Quando os reagentes têm mais energia que os produtos, ela é liberada no processo e temos uma reação exotérmica. Porém, quando os produtos têm mais energia que os reagentes, chamamos a reação endotérmica.

Velocidade das reações químicas

Quando você mistura substâncias que reagem entre si, não deve esperar que tudo aconteça de imediato, como num passe de mágica. A transformação acontece aos poucos, pois é um processo em que os reagentes têm as suas ligações enfraquecidas e são formadas novas ligações. Esse estado intermediário dos componentes é chamado de complexo ativado.
velocidade das reações químicas depende de vários fatores, por exemplo:
  • temperatura;
  • concentração;
  • pressão;
  • superfície de contato;
  • catalisador;
  • natureza dos reagentes;
  • luz.

Como calcular a velocidade de uma reação química?

O cálculo da velocidade das reações químicas é feito com base na concentração dos reagentes ou dos produtos. A fórmula é a seguinte:
Vm = (CONCENTRAÇÃO FINAL – CONCENTRAÇÃO INICIAL)/(INTERVALO DE TEMPO)
Isso quando nos baseamos na concentração dos produtos, que aumenta com o tempo. Também pode ser:
Vm = (CONCENTRAÇÃO INICIAL – CONCENTRAÇÃO FINAL)/(INTERVALO DE TEMPO)
Isso porque a concentração dos reagentes diminui com o tempo. Usando a ordem certa conforme o caso, o resultado é sempre positivo.

Exemplos de reações químicas

Nem de longe a Química é uma ciência alheia à nossa realidade. Ela está acontecendo ao redor (e até dentro) de nós, todos os dias, a todo momento. Quer ver?
Confira alguns exemplos de reações químicas muito comuns:
  • fotossíntese, como citamos, é a síntese de compostos orgânicos realizada pelas plantas na presença de luz, água e gás carbônico;
  • queima da gasolina no motor do carro, fazendo com que o motor funcione e produzindo gás carbônico e água;
  • ferrugem, que é formada pela oxidação do ferro e pela redução do oxigênio;
  • escurecimento de uma maçã cortada, pela oxidação da enzima chamada polifenol.

Equações de reações químicas

As reações são representadas por equações químicas. Você usa a estrutura que citamos (reagentes gerando produtos) usando a fórmula química dos compostos. Veja alguns exemplos:
  • 2H2 + O2 → 2H2O
  • 2Cu(NO3)2 → 2CuO+4NO2+O2

Tipos de reações químicas

As reações químicas são classificadas de acordo com a interação dos componentes. Quando eles se reúnem para formar um novo, ou quando um reagente se decompõe, formando mais de um produto, temos tipos de reações diferentes. Veja abaixo os tipos de reações químicas!

Reações de síntese

Ocorrem quando dois ou mais reagentes dão origem a um único produto. Também podem ser chamadas de reações de composição ou de adição.
A fórmula geral de uma reação de síntese é:
A + B → C
A formação da água a partir do gás oxigênio e do gás hidrogênio é um exemplo de reação de síntese. Veja outros:
  • 2Mg + O2 → 2MgO
  • N2 + 3H2 → 2NH3

Reações de decomposição

São o oposto da reação de síntese. Na decomposição, também chamada de reação de análise, um único reagente dá origem a mais de um produto. Elas obedecem à fórmula geral:
A → B + C
São exemplos de reações de decomposição:
  • 2HgO → 2Hg + O2
  • 2KCIO → 2KCI + O2
  • CaCO3 → CaO + CO2

Reações de simples troca

Você pode conhecê-las também como reações de deslocamento ou reações de substituição. Esse tipo de reação acontece quando você tem um elemento químico e um produto (ou sustância composta) como reagentes, dando origem a outro elemento e outro produto. A equação geral é:
A + BC → AB + C
Veja alguns exemplos:
  • Zn + 2HCl → ZnCl2 + H2
  • Na + HgI → NaI + Hg

Reações de dupla troca

A reação de dupla troca, ou reação de metátese, acontece entre dois reagentes compostos que geram outros dois produtos igualmente compostos. Veja a equação que simboliza as reações de dupla troca:
AB + CD → AC + BD
Confira algumas reações desse tipo:
  • Na2SO4 + BaCl2 → BaSO4 + 2NaCl
  • KNO3 + NaCl → KCl + NaNO3
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Bons estudos,
Deus Abençoe!

ELETIVA DE TEATRO - PROFESSORA REBECA RIGHETTI RAMOS - 7

ELETIVA DE TEATRO - PROFESSORA REBECA RIGHETTI RAMOS - 7

Caras e caros alunos,

Vocês sabem como foi o Teatro no Iluminismo?

O Iluminismo é um movimento cultural que surge no final da Idade Moderna, em transição para a idade contemporânea, nos momentos que precedem o acontecimento da Revolução Francesa, entre os séculos XVII e XVIII. Seguindo historicamente o Renascimento, o Iluminismo defenderá o uso de razão, o desenvolvimento da intelectualidade, assim como ideais de liberdade econômica e política, igualdade e fraternidade.  



Grandes filósofos e pensadores do Iluminismo, como Voltarie, Diderot e Rousseau, também discutiram sobre a arte teatral, ou mesmo produziram peças. Não à toa, os palcos franceses durante o Iluminismo estiveram repletos de filosofia moral.  A reflexão, o sentimentalismo, a crítica e os dramas que tentavam se aproximar ao máximo da realidade foram características marcantes do teatro iluminista. Conforme o caráter de verossimilhança do teatro dos iluministas, acontece em suas montagens a renúncia aos elementos barrocos da Commédie Française de Corneille e Racine. 
Durante o período iluminista, a França teve autores de teatro importantes, como Marivaux, em suas peças de personagens femininas; Luiggi Racobonni, em sua comédia lacrimosa, que reunia magnanimidade e renúncia e combinavam em final feliz; ou mesmo Beumarchais, que escreveu peças de cunho revolucionário, invertendo os papéis de destaque de sua sociedade, revelando abismos sociais e anunciando a chegada da guilhotina na Revolução Francesa.


VOLTAIRE
Voltaire foi um dos principais filósofos do Iluminismo e também um grande nome do Teatro Francês. Produziu peças com tom de sermão, exaltando a virtude e a respeitabilidade. Reinterpretou peças clássicas, segundo o espírito da razão e do juízo exaltados pelo Iluminismo. Era um grande admirador de Shakespeare, tendo vivido algum tempo na Inglaterra e adotava características clássicas do teatro francês como o sofrimento em verso de Corneille e Racine. Produziu um drama sentimental burguês “O Pai de família”, mas suas produções eram na maioria comédias.


DIDEROT
Denis Diderot, também um importante filósofo iluminista, seguiu a linha de Voltaire ao acreditar no teatro como forma de educação. Para ensinar através do teatro, Voltaire pretendia abalar estruturas conhecimento prévios de seus espectadores, estabelecendo a razão. Dessa forma, Voltaire acreditava ser possível ensinar ao público a amar virtudes e detestar vícios. Segundo o paradoxo do comediante de Diderot, para tocar o público com a mensagem teatral, o comediante não pode se abalar sentimentalmente pelo personagem que interpreta, sendo ele nulo de sentimentos, poderia interpretar qualquer coisa e passar de maneira eficaz qualquer mensagem. 

ROUSSEAU
Rousseau, também importante filósofo Iluminista e contratualista, criticou tanto a comédia de Voltaire, quanto a produção de Diderot. Criticou também o teatro clássico francês. Para o autor, o teatro era lugar de tratar sobre paixões e não sobre a razão, refletindo os valores da sociedade no qual está inserido ao invés de ensinar qualquer coisa ao público. 
Além disso, Rousseau entende que a cena privada, na qual o teatro moderno iluminista está inserida, mais separa do que une os homens, deixando grandes parcelas da população de fora do contexto.


Na Inglaterra e na Alemanha, características do teatro iluminista também foram adotadas. Por exemplo, a comédia sentimental dos autores ingleses Richard Steele, Colley Cibber, Laurence Stern; ou mesmo o estilo natural de representação ou a harmonização da interpretação do alemão Konrad Ekhof. 
Houve também uma recuperação de Shakespeare na Inglaterra do século XVIII, com as reconhecidas montagens teatrais de Garrick, levando Shakespeare também à América do Norte. 

David Garrick interpretando Ricardo III, de Sheakespeare.

ATIVIDADE:

Leia o texto e responda:

1 - O que foi o Iluminismo?
2- Cite as principais semelhanças e discordâncias entre Voltaire, Diderot e Rousseau a respeito do Teatro. 
3- Pesquise na internet peças feitas por Voltaire. 

As atividades podem ser enviadas para o e-mail rebeca.ramos@unifesp.br ou pelo Whatsapp.

Até a próxima!
Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Inglesa                              Série: 3°A -3°B -3°C



A diferença entre Some e Any

Some: algum, alguma, alguns, algumas, um pouco (quando não é algo contável)

Usamos some em frase afirmativas:

Exemplo: 
                  I got some new clothes.

  Podemos usar some em perguntas, quando estamos oferecendo algo ou pedindo algo.

Exemplo:
                 Would you like some coffee?

                 Can i have some coffee?

Usamos any em perguntas, nessse caso any significa Algum, Alguma.

                Exemplo:
                                   Do you have any friends?

                                 Do you have any question?

Usamos any em frases negativas, nesse caso Any significa Nenhum e nenhuma

                     Exemplo:  
                                      I don't have any friends.


   Usamos any em fases afirmativas com o significado de "qualquer"

                        Exemplo:

                                      I like any type of foods.

                                           Exercício

1) Complete as lacunas com as palavras some e any.

a) Did you buy               juice?

b) She bought           new clothes.

c) Would you like          tea?

d) I need        sugar in my coffee.

e) I like       type food.


Bom dia alunos e alunas;

O e-mail para enviar o exercícios vou colocar na próxima postagem, pois o e-mail está com problema.

Obrigado.

Próxima postagem - dia 3 de julho de 2020

e-mail: espinoli2020@bol.com.br


                                
                                  

Prof. Aline Rossi- Biologia/ 2° anos A, B, C, D


Atividade sobre a aula transmitida no dia 23/06 pelo aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP.


Habilidades: Identificar os aspectos históricos das concepções sobre hereditariedade à luz da época em que foram propostas.

Conteúdos: Mecanismos de variabilidade genética; concepções pré-mendelianas e as leis de Mendel; Experimentos de Mendel.

Atividade

1- O que é hereditariedade?

2- Sobre o experimento realizado por Mendel, responda:

a)      O cruzamento entre a GERAÇÃO PARENTAL (ervilhas de sementes verdes x ervilhas de sementes amarelas) resultou na GERAÇÃO F1 somente com ervilhas amarelas. O que aconteceu com a ervilha verde?

b)      Mendel plantou ervilhas da GERAÇÃO F1 (todas amarelas) e a autofecundação resultou em ervilhas amarelas e verdes (3:1). Por que a verde reapareceu?

3-  O que é uma característica dominante?

4- O que é uma característica recessiva?

5- Diferencie indivíduo puro (homozigoto) de indivíduo híbrido (heterozigoto).

6- Explique a 1° lei de Mendel.

Para realizar a atividade proposta acima, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo faz Escola-Volume 2), o livro de Biologia ou a internet.


Entrega e dúvidas:
Enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 02/07 (próxima Quinta-feira).

Vocês também poderão enviar as dúvidas, no chat da sala dentro do aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP ou na nossa turma no classroom.

Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE.
Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL