sexta-feira, 3 de julho de 2020

6º ABC - História - Prof. Maria José

Caros alunos:


Para atividade de hoje, assista a aula do CMSP do dia 17/06 História - Povos Indígenas Brasileiros

1) Os povos indígenas possuíam tecnologias antes da chegada de Pedro Álvares Cabral? Justifique sua resposta.

2) Pesquise no dicionário o significado das palavras:

a) índio
b) indígena

3) Cite as heranças culturais deixadas pelos indígenas

4) Explique com suas palavras o que é cultura material

5) Quais fontes históricas as sociedades indígenas produziram antes da chegada de Pedro Álvares Cabral?


Enviar para: profmariajose9@gmail.com

Até dia 10/07

8º ABC - História - Prof.Maria José

Caros alunos:

Para a atividade de hoje, assista a aula do CMSP do dia 17/06 História - Os Processos de Independência nas Américas

1)Em 1808 após a chegar ao Brasil, fugindo da invasão francesa, o regente D. João VI decidiu:

a) declarar a libertação dos escravos
b) anistiar todos os presos das antigas rebeliões nativistas
c) decretar abertura dos portos brasileiros às nações amigas
d) proibir a entrada de produtos ingleses na colônia

2) O que motivou a viagem de D. João VI e da família real até o Brasil?

3) Em 1815 o Brasil tornou-se Reino Unido de Portugal e Algarves; o que será que isso significou para o país?

4) Monte uma ficha sobre a transferência da família real para o Rio, levando em conta:
a) Os motivos da vinda
b) Que papel o Rio de Janeiro passou a desempenhar
c) Realizações do governo de D. João no Rio de Janeiro
d) O que a abertura dos portos significou para o Brasil? E para a Inglaterra?

Enviar para o email: profmariajose9@gmail.com

Até a data: 10/07/2020

1F 2A 3B - Eletiva - Literatura de Cordel

ELETIVAS


 Projeto: Literatura de Cordel


 COMO FAZER UM CORDEL

 1)Tema
 Estilo de poesia e regras
 Noções de métrica, rima e oração.
 Inspiração e como lapidar o texto.

 2) Versos e Estrofes
 Um cordel pode ser produzido com diversos estilos literários:
 verso (pé): cada linha de uma poesia.
 estrofe: conjunto de versos
 classificação das estrofes: Quadra (estrofe de quatro versos); Sextilha: (6 versos); Setilha (7 versos); Décima (10 versos).

3) Rima
 Processo de repetição dos sons no final de dois ou mais versos; com palavras cujo som tem um fim parecido.
 Estrutura de rimas: ABCBDB
As rimas mais comuns utilizadas em um cordel, são: palavras terminadas em –ão. ex. mão, benção, capitão, ou mesmo os verbos; são, estão, falarão. Ou as terminadas em -ado,-ada. ex. a gente tem falado. Verbos no infinitivo: ex. amar, falar, contar; comer, ler, fazer *Modificar a ordem das palavras (sintaxe); utilizando esses verbos no infinitivo, é uma forma de produzir um verso de cordel (poesia). Ex. Vou comer uma pizza. Você quer vir comigo? Uma pizza vou comer. Vir comigo você quer?

 4) Métrica e Sílaba Poética
É a medida utilizada para classificar os versos pela quantidade de sílabas; (“contar as sílabas”) Ex. As estrofes de Sextilhas; são as mais comuns no cordel; ou seja, 6 versos de 7 sílabas em cada estrofe: “O pavão misterioso”(#estrofe 1)
 Eu vou contar uma história (A)
 De um pavão misterioso (B)
Que levantou vôo da Grécia (C)
 Com um rapaz corajoso (B)
Raptando uma condessa (D)
Filha d’um conde orgulhoso" (B)
 Autor: José Carmelo de Melo Rezende

 No cordel; as elisões são usadas quando uma palavra termina com uma vogal em sílaba atônica e a palavra seguinte se inicia com uma vogal, preferencialmente atônica; ou também a letra h. Ex. No 1º verso, as palavras uma história. E nesse caso também é “contada” como uma única sílaba, essa contagem no cordel, é chamada de extensão dos versos. Outra regra importante, é que no cordel, quando são “contadas” as sílabas poéticas, é “contado” somente até a última sílaba tônica. À exemplo da mesma poesia citada acima, mas outa estrofe: “Concordou com seu irmão”

 5) Oração e Coesão
 No cordel, dar sentido à uma estrofe é essencial, já que para os iniciantes na literatura de cordel, não deve se preocupar muito com a rima, e nem a métrica, apesar de serem muito importante para quem não é amador. A principal regra ou dica para quem quer iniciar versos em cordel é, começar a escrever, e ir “costurando” o texto, “lapidando” e com o tempo... E claro, não menos importante, muita leitura de cordel de preferência em voz alta, assim não tem como errar Assim, quando menos esperar, você já virou um cordelista!

 Ref. Bibliográficas:
 Literatura de cordel Globo Rural https://www.youtube.com/watch?v=7DosjK6GSUQ
Tv Brasil https://www.youtube.com/watch?v=iN9mF2jHT0c
 “Geografia em cordel” https://www.educacao.ma.gov.br/agora-consigo-desenvolver-atividades-que-nao-erampossiveis-nas-escolas-regulares-diz-professora-de-centro-educa-mais/
Museu de arte popular na Paraíba https://tvbrasil.ebc.com.br/vertv/post/museu-de-arte-popular-da-paraiba-apresenta-aliteratura-de-cordel-para-o-publico
Como fazer um folheto de cordel https://www.youtube.com/watch?v=8OHus4pCgTk


E.E. Maria Montessori

 Eletivas tema: Literatura de Cordel
2º Bimestre
 Atividade 2

 Produzindo um poema de Cordel

Venho pedir para que foquem o “trabalho”, nos versos e ou (uma) estrofe do Cordel.
 Pelo que me foi passado vocês já viram algo sobre regionalismo, e xilogravura com o professor que estava anteriormente acompanhando vocês.
 Para que encerremos com “chave de ouro”, este ciclo que se acaba em menos de 01 (um) mês, precisamos tentar produzir somente um texto de cordel. Texto este, amador. SOMENTE ARTÍSTICO!.
Não vou e nem posso cobrar algo profissional de vocês. Fiquem em paz!
 E claro para ficar algo bem bonito e encantador. Se não for pedir muito, com uma Arte, e de preferência a Xilogravura (algo que tenha a ver com o seu tema escolhido. Como solicitado na atividade anterior (em anexo neste e-mail). Escolha um tema que seja próximo da sua realidade, ou seja, que você tenha afinidade, como: internet, pandemia, isolamento, escola, provas, amigos, família, animais, trabalho, enfim vale tudo, “peraí calma! Quase tudo, né pessoal”...

Ah! Já estava me esquecendo...

 Fazer em 01 folha de sulfite dobrada ao meio e a capa com a Arte escolhida por vocês.
 Fica parecido com a imagem deste link:
 http://www.lendo.org/wp-content/uploads/2008/04/literatura-de-cordel-foto.jpg

 Agora vamos lá... Eu acredito em vocês, e que nós podemos fazer um bom trabalho, mesmo com alguns percalços, mãos à obra pessoal... Baseado na atividade anterior que eu dei à vocês; daquele manual bem simples de: Como fazer de um cordel... Vamos dar continuidade, assistindo à alguns vídeos e se inspirando na sua estrofe, ou mesmo na sua poesia.
 Lembre-se “ARTÍSTICA”! Nada complexo... Agora assista aí...


 O que é o cordel (em versos): http://www.youtube.com/watch?v=OTxEL9lptW4
O que é o cordel (documentário TV Globo): http://www.youtube.com/watch?v=Kx6PZOC2WtQ&feature=related
 O que é cordel (musicado): http://www.youtube.com/watch?v=dd3IskH6LNU

Pessoal ao terminar a atividade; não esqueçam de enviar ao meu e- mail institucional:

zarrella@prof.educacao.sp.gov.br


7º ABC - Geografia - Prof. João


Profº João - Geografia

7º anos A,B,C – EF

Leitura dos textos 1, 2 e 3 (pgs. 28 e 29)
Leitura dos textos 1,2,3 e 4 (pgs. 30, 31 e 32)
Assistir ao vídeo do Youtube (link na pg. 32 da apostila 2)
Obs.: As questões encontram-se nas pgs. 32 e 33 da apostila 2.

Com base no material descrito acima, responder as questões a seguir no caderno:
01) O enfraquecimento das lavouras tradicionais de cana-de-açúcar, algodão e tabaco na região Nordeste estimulou a expansão da cafeicultura na região Sudeste. Explique como se deu essa expansão e quais regiões do Estado de São Paulo participaram deste ciclo.
02) Indique quais fatores físico-naturais contribuíram para o desenvolvimento da cultura do café no Estado de São Paulo.
03) Aponte quais grupos sociais podem ser relacionados com o ciclo do café e comente os tipos de relações estabelecidas nas diferentes fases desse ciclo.
04) Com base na afirmação do Texto 2 “Toda a seiva foi bebida e, sob forma de grão, ensacada e mandada para fora”, explique como eram as relações comerciais nesse período.
05) Quais evidências apresentadas nos textos estão relacionadas com a crise do ciclo do café?
06) O texto 2 possui trechos da obra Cidades Mortas de Monteiro Lobato, publicada em 1919. O que esses trechos revelam sobre o Ciclo do Café?
07) Explique o papel da ferrovia no desenvolvimento do ciclo do café, em especial no Estado de São Paulo.
08) Relacione o tripé Café, Ferrovias e Crescimento Populacional, e elabore um breve comentário com as suas percepções.
09) Comente qual o papel do café atualmente para a economia do Estado de São Paulo.




Enviar para: joaopatrociniohenrique@gmail.com

8 ABC - Geografia - Prof. João


Profº João - Geografia

8º anos A,B,C - EF
ATIVIDADE 2 (leitura e análise de charge)
Ler com atenção o texto da pg. 24 da apostila 2.
Observar e analisar a charge.
Em seguida, responder as questões da pg. 25 no caderno.



Enviar imagens para o email: joaopatrociniohenrique@gmail.com

2º E - Geografia - Prof. João


Profº João  -  Geografia

2ª Série E - EM


·         ATIVIDADE 2 (pgs. 64 a 67)
Após a leitura: Analise o mapa e responda  no seu caderno.
aa)    Identifique, de acordo com a divisão regional do IBGE, qual região é a mais industrializada.
  b)    Indique o nome de 5 estados com grau elevado de industrialização e 5 estados com baixo índice de industrialização.
  c)    Por que não há uma distribuição equilibrada das indústrias no Brasil? Relacione os aspectos históricos de formação do território brasileiro com a realidade atual.

TEMA 2 – OS CIRCUITOS DA PRODUÇÃO  (II):
O ESPAÇO AGROPECUÁRIO
ATIVIDADE 1: ANÁLISE DE TEXTO, GRÁFICO E IMAGEM
Faça uma análise das informações extraídas do texto e dos dados apresentados no gráfico 2 e imagem 2. Em seguida, responda às questões propostas no seu caderno. (pag. 67).




Enviar para email: joaopatrociniohenrique@gmail.com

3º ABC - Geografia - Prof. João

Caros alunos:




Profº João   -  Geografia

3ª Série  A,B,C  -  EM

Leitura e interpretação do texto (pg. 57 da apostila 2)
Responder as questões no caderno (pg. 58 da apostila 2)



Enviar foto do caderno para o email:joaopatrociniohenrique@gmail.com