Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Oficina de Escrita - ELETIVA
DISSERTAÇÃO
Análise de temas (Enem)
É possível que um aluno que domina a estrutura do texto dissertativo-argumentativo e que apresente excelente
repertório cultural, bom uso dos recurso coesivo e das técnicas de argumentação obtenha uma nota muito baixa num
texto? A resposta é “sim.” Basta que ele tenha escrito sobre algo que não foi proposto.
Sem dúvida, uma das competências a serem desenvolvidas para escrever boas redações diz respeito à compreensão
do tema.
Diferenciar assunto x tema:
Assunto: Referência genérica ou fato.
Tema: Um direcionamento, um recorte.
TEMA DE RESAÇÃO: O movimento imigratório para o Brasil no século XXI
(ASSUNUNTO) (TEMA)
. Os efeitos da implantação da lei seca no Brasil
(ASSUNTO) (TEMA)
. Publicidade infantil em questão no Brasil
(ASSUNTO) (TEMA)
Diferença entre temas objetivos e temas reflexivos
Enquanto os temas reflexivos buscam a reflexão, os objetivos discutem assuntos sociais, políticos, culturais e
científico. São questões que são acessíveis diariamente através de jornais, revistas, televisão e internet. Por isso, os temas
objetivos são mais fáceis, pois uma pessoa bem informada consegue escrever sobre essas temáticas pelo conhecimento
de mundo adquirido ao longo da vida.
TEMAS REFLEXIVOS:
A importância do passado para compreender o futuro
. Imagem e realidade
TEMAS OBJETIVOS (Enem)
. Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
. Como se pode explicar o recrudescimento do preconceito no Brasil
. Quais as causas para o aumento do racismo no Brasil?
TEMAS OBJETIVOS: aborda aspectos mais concretos, ligados à realidade ou à atualidade.
TEMAS REFLEXIVOS: aborda aspectos mais sensíveis, ligados à essência humana.
- 1
- 1°F
- 1°F PORT
- 1ª série A
- 1ª série B
- 1ª série C
- 1ª série D
- 1ª série E
- 1ª série F
- 1F
- 2 série A
- 2° Série E
- 2°A tecnologia
- 2°B
- 2°B TECNOLOGIA
- 2°C
- 2°D
- 2°D TECNOLOGIA
- 2ª série B
- 2ª Série C
- 2ª série D
- 2ª série E
- 2C
- 3ª série A
- 3ª série B
- 3ª série C
- 3ª série D
- 6° E 7° ANOS ELETIVAS CULTURA REGIONAL. PROFESSORA ANA PAULA
- 6º ano A
- 6º ano B
- 6º ano C
- 7 A
- 7A
- 7c
- 7º ano A
- 7º ano B
- 7º ano C
- 7ºB
- 7ºC
- 8 B
- 8° e 9° anos eletivas oficina ortográfia
- 8º
- 8º A
- 8º ano A
- 8º ano A 8º ano B
- 8º ano B
- 8º ano C
- 8º B
- 8º B C
- 8º C
- 8º e 9º Ano.
- 9º ano A
- 9º ano B
- AAPs - EF - 6º 7º 8º e 9º Anos EM - 1º 2º e 3º
- Avisos Coordenação
- B
- C
- D
- Direção
- Eletiva Áudio Visual
- ELETIVA BIBLIOTECA
- Eletiva Cultura Regional 6º e 7º anos
- Eletiva de Biblioteconomia - Ensino Médio
- Eletiva de Cinema - Ensino Médio
- Eletiva de Eventos - Ensino Médio
- Eletiva de Fotografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Ortografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Reciclagem/Revitalização - 6º e 7º anos
- Eletiva de Teatro - Ensino Médio
- Eletiva de Técnicas de Redação para o Enem - Ensino Médio
- Eletiva Empreendedorismo - 8º e 9º anos
- Eletiva Feminícidio - Ensino Médio
- Eletiva Laboratório de Matemática - 8º e 9º anos
- Eletiva Laboratório de Matemática - Ensino Médio
- Eletiva Quadrinho - HQ - Ensino Médio
- Eletiva turismo
- Grêmio Estudantil
- PROFESSORA: DEBORAH
- PROFESSORA: MARIA MARLI
- PROFESSORA: MARIA MARLI 3º
- PROFESSORA: MARIA MARLI DE HISTÓRIA 7ºB
- PROFESSORA: MARIA MARLI- 1º
- PROFESSORA:DEBORAH
- PROFESSORA:MARIA MARLI
- Projeto de Vida Protagonismo Juvenil
sexta-feira, 24 de julho de 2020
Atividade Avaliativa de Química 1º ABCDEF
Olá Pessoal, tudo bem?
Hoje é a nossa prova! É importante que TODOS respondam até o dia 28/07!
Caso você tenha contato com algum colega de turma que não está no Classroom, envie o link da prova para que ele não fique sem nota!
ATENÇÃO
1.Você fará a prova em casa, procure um lugar tranquilo e sossegado;
2.Verifique a conexão da internet para evitar problemas durante a execução da
prova;
3.Deixe seus materiais próximos e organizados (livros, calculadoras, folhas em
branco, entre outros), caso possa consultar, você não perderá tempo procurando material;
4.Leia as questões com atenção!!!! A leitura é muito importante para a compreensão
correta da questão.
Clique no link e acesse a prova: https://forms.gle/xEfFBzK1m9oaDHxx5
Boa Prova!
Clique no link e acesse a prova: https://forms.gle/xEfFBzK1m9oaDHxx5
Boa Prova!
Professor Alex Educação Física 7º A e B
CMSP – 23/07 – A prática de Exercícios Físicos dento e fora
da escola
Profas. Mara e Juliana
Habilidades
EF07EF10 – Propor
alternativas para a prática de exercícios físicos dentro e fora do ambiente
escolar .
Objetivo
·
Propor alternativas para a prática de exercícios
físicos dentro e fora do ambiente escolar
Interação –
problematização, tema da aula
Retomada
Estilo de vida – o exercício físico
regular, quando realizado em idade escolar, ajuda na concentração e na fixação
de conteúdo, desenvolve melhor o raciocínio lógico e a memória, além de
proporcionar reflexos mais apurados e maior foco na realização de atividades
escolares ou acadêmicas.
Apesar de
pesquisas já terem demonstrado esses benefícios, 81% dos adolescentes e jovens
entre 11 e 17 anos não praticam nem uma hora diária de atividade física (caderno do
aluno pg. 53) – Gráfico do perfil do praticante de atividades física e esporte
no Brasil.
A prática de
atividades físicas regulares contribui para uma melhor qualidade de vida, posto
que promove alterações fisiológicas que trazem benefício à saúde das pessoas,
principalmente no que diz respeito à prevenção e ao tratamento de doenças.
Interação – investigando
o ambiente onde mora, com relação a locais para a prática de atividades
físicas.
Refletindo
sobre esses ambientes – frequência, público, horários, locais públicos e
privados, etc.
Na escola –
adaptação dos espaços e materiais
Ambientes em
que se pode praticar atividades físicas
Apresentação
de vídeos com exercícios de musculação.
Adaptação
dos exercícios com materiais alternativos.
Explicação
de séries.
Atividade a ser entregue até 31/07 - sexta-feira
Preencha o
quadro de adaptação de exercícios. (tem na aula do CMSP)
Academia
|
Outros Ambientes
|
Agachamento Hack (máquina)
|
|
Rosca Direta (barra com halteres)
|
usar garrafas com água ou areia como peso
|
Tríceps Francês (halter)
|
Caderno do
Aluno – para entregar
Atividade 1
– pág. 51
Atividade 4
– pág. 53
Professor Alex Educação Física 6º A, B e C
CMSP – 23/07 – Os tipos de Ginástica e tipos de
Condicionamento Físico
Profas. Mara e Juliana
Habilidades
EF06EF08 –
Experimentar e fruir exercícios físicos da ginástica de condicionamento físico
que solicitem diferentes capacidades físicas
EF06EF09 –
construir, coletivamente, procedimentos e normas de convívio que viabilizem a
participação de todos na prática de exercícios físicos.
Objetivo
·
Experimentar e conhecer alguns exercícios de
Ginástica de Condicionamento Físico
·
Conhecer e identificar, em atividades e
exercícios físicos os tipos de condicionamento
·
Criar normas de convívio para a participação de
todos numa aula de ginástica
Interação –
retomando os conteúdos da aula passada – capacidades físicas e circuito
·
Conhecimentos anteriores sobre tipo de ginástica
conhecida ou vivenciada
Tipos de
ginástica
CrossFit
·
Aproximadamente uma hora ou até finalizar o WOD
(work of the day - treino)
·
Peso corporal, barra fixa, kettlebell, bolas,
barras olímpicas e anilhas (equipamentos)
·
Para todas as idades e sexos
·
O Brasil é o segundo país com mais boxes no
mundo
Zumba
·
Aproximadamente de 50 minutos a um hora
·
Peso corporal e música (equipamentos)
·
Público predominante – mulheres
·
Criada em 1990, na Colômbia
Vamos
pratica? – Caderno do aluno página 58 tabela (Musculação e Aeróbica – adaptado)
Interação –
questionamento sobre as 2 ginásticas
Tipos de
condicionamento
·
Anaeróbio
o
Tem a capacidade de aumentar as resistências
cardiovascular e muscular
o
Envolve exercícios curtos e intensos, como pular
corda e agachamento
·
Aeróbio
o
Tem como principais objetivos: reduzir o peso,
aumentar a resistência e fortalecer o coração
o
Usa grandes grupos musculares por longos períodos
de tempo
§
Caminhar
§
Corrida, bicicleta
Interação –
situação problema
1)
Davi participou dos jogos escolares em 2019 na
categoria pré-mirim, e venceu a prova de 75 metros rasos com o tempo de
9’18”(9minutos e 18 segundos). Podemos dizer, então, que seu condicionamento
_______ está em ótimas condições. (cad do aluno pg. 57)
2)
A professora se sente cansada ao subir as
escadas de sua escola. Pode-se afirmar que ela precisa melhorar seu
condicionamento ______.
Atividade
pra entrega até 31/07 - sexta-feira
A situação
problema (1) tem algum erro? Se sim aponte qual?
Caderno do
aluno para entregar
Atividade 1
– pág. 54
Atividade 2
– pág. 54
Atividade 5
– pág. 57
quinta-feira, 23 de julho de 2020
E.E. Maria Montessori
7 Ano C - Atividade de Matemática - Profª Maria Regina
Aulas do dia 13 até 22/07/20 - 3º Bimestre
Colocar o nome, série, nº e a data
Prazo de entrega 03/08/ 20.
Atividade de matemática
1) Fazer o resumo das aulas dada e conclusão dos dias 13 até o dia 22/07/20
2) O que é translação, reflexão e rotação no plano cartesiano?
3) O que é simetria? E de exemplos:
4) Faça o plano cartesiano indicando os pares ordenados e suas respectivas letras (use o papel quadriculado se quiser).
a) L (2,1)
b) M 1,3)
c) N (2, 5)
d) P (3,3), que desenho formou?
e) L1 (2,-1)
f) M1(1,-3)
g) N1(2, -5)
h) P1 (3,-3), o que ocorreu nesse desenho?
5) Quando amplio um desenho qual é o cálculo usado? E quando é para reduzir que cálculo tenho que fazer?
De exemplos:
Bom estudo!
7 Ano C - Atividade de Matemática - Profª Maria Regina
Aulas do dia 13 até 22/07/20 - 3º Bimestre
Colocar o nome, série, nº e a data
Prazo de entrega 03/08/ 20.
Atividade de matemática
1) Fazer o resumo das aulas dada e conclusão dos dias 13 até o dia 22/07/20
2) O que é translação, reflexão e rotação no plano cartesiano?
3) O que é simetria? E de exemplos:
4) Faça o plano cartesiano indicando os pares ordenados e suas respectivas letras (use o papel quadriculado se quiser).
a) L (2,1)
b) M 1,3)
c) N (2, 5)
d) P (3,3), que desenho formou?
e) L1 (2,-1)
f) M1(1,-3)
g) N1(2, -5)
h) P1 (3,-3), o que ocorreu nesse desenho?
5) Quando amplio um desenho qual é o cálculo usado? E quando é para reduzir que cálculo tenho que fazer?
De exemplos:
Bom estudo!
E.E. Maria Montessori - 6 Ano A-B-C - Atividade de Matemática – Prof. Maria Regina
Julho e Agosto de 2020 – 3º Bimestre
Prazo de entrega: 03/08/2020.
Nome do aluno, número, série e a data.
Atividades de matemática
1)
Resumo e conclusão das aulas dada no CMSP ou da
TV Cultura no período de:
13 à 22/08/2020
13 à 22/08/2020
2) Fazer o plano cartesiano localizando os pares ordenado identificando com a letra os
Pontos:
a)
A (6,7)
b) B (3,2) c) C (1,-1) d) D (2, 5) e) E (0,0) f) F ( -1,-4)
3) Faça o plano cartesiano e identifique os pares ordenados, identificando com as letras dos pares ordenados e a figura que formou:
a)
H ( -4,4)
b) I ( -1,4) c) J (-2, 2) d) K (-3,2)
4) Como você entende de estatística?
5) Quais os tipos de gráficos que você conhece?
6)
O que devemos observar num gráfico?
7)
O que é simetria pra você? De Exemplo.
Bom estudo!
Assinar:
Postagens (Atom)
-
2° Ano E Biologia Profa Solange Período para entrega: Até 28/10/2020 4° Bimestre: Unidade Temática: DNA- Tecnologias de Manipulação do DN...
-
Atividades - Correção 1.Pesquise: 2 poemas ou 2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor. ...
-
Exercícios de fixação 1) Use MAL ou MAU: a) Antônio sempre foi um mau elemento. b) Na luta contra o mal , devemos nos lemb...