segunda-feira, 10 de agosto de 2020

7º Ano C - Matemática – prof. Maria Regina

E. E. Maria Montessori

7º Ano C - Matemática – professora:  Maria Regina Nigosky Lanza

Coloque seu nome, número, série e a data de entrega.

Entregar a atividade até o dia 17/08/20

Atividade da 1º semana de Agosto2020

1) Faça o resumo das aulas assistida da 1º semana de Agosto, entre os dias  03, 04 e 05/08/2020, com suas palavras explicando o que foi entendido.

2) Explique o que é número racional?

3) Fazer AAp do 2º bimestre. 


Bom estudo!

Operações com Racionais - Matemática Prof Maria Regina

E. E. Maria Montessori

6º ano: A-B-C -   Matemática – Professora: Maria Regina Nigosky Lanza
Aulas do dia 03- 04 e 05/08/20     entregar até 17/08/20

                                        Atividade da 1º semana de agosto.

1)      Resumo e conclusão das aulas assistida dos dias acima citado.


2)      Explique o que você entende sobre números racional e seu símbolo, e o que envolve.


3)      Fazer AAp do 2º bimestre.




Bom estudo!

1ª Série: A - B - C - D - Física - Professora: Maria Regina

E. E. Maria Montessori
1º Série: A - B - C - D  Física - Prof. Maria Regina Nigosky Lanza
Coloque seu: Nome, série, número e data - 

Aula do dia 04/08/20

Prazo de entrega:  17/08/20
                         
                                 Atividade de Física 1º semana de agosto
  

1)  Faça o resumo e a conclusão da aula dada do dia 04/08/20.


2)  Descreva o que você entende sobre Universo?


3)  Descreva o que é galáxia?


4)  Asteroide é?


5)  Cometa na física?


6)  A distância da Terra ao Sol é de?


7)  Quais são os movimentos que a terra faz? Explique cada um.


8)  O Satélite faz um movimento contínuo chamado de?


9)  O que é planeta?


10) O dia a noite é provocado por? E o ano?



Bom estudo!

Professor Alex Educação Física 7º A e B


CMSP 7º ano – ago06 “Esporte Técnico Combinatório – Ginástica Rítmica” (3º bimestre)
Professoras Mara e Juliana
Habilidades – (EF07EF03) Experimentar, fruir e identificar os diferentes elementos que constituem os esportes de precisão e técnico-combinatórios, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

Objetivos – identificar os elementos que constituem os esportes técnico-combinatórios, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

Problematização
Palcos... é assim que eu os vejo! Olhares concentrados, movimentos alternados... cores sob um espetáculo! Ao reproduzir um espetáculo que vos apreciem.
Melancolia... alegria... são tantos sentimentos no ar, que logo começo a me movimentar, sempre com as faíscas em meu olhar e nos olhares alheios.
O começar do show, exaltado em minutos, toda a rotina exaustiva de treinos e dedicação. Exibições de alongamentos e equilíbrios, músicas e espelhos, e os olhares se aproximam.
O “se” aprimorar e o “se” preparar, para saltos efusivos e convincentes, ginásticas e giros no ar... de pontas no pé, movimentando de forma sincronizada, encontrando aos que estão ao lado, a leveza da dança e o equilíbrio da alma.
Palcos, é assim que eu os vejo!
Luzes, vozes, firmeza, determinação... a forma como o meu braço se movimenta e se encontra com o braço do companheirismo, a leveza em suas acrobacias e o pontear dos pés, formando, com fitas e arcos, uma imensa magia.
Sorrisos e companheiras que sempre irei levar com a mesma leveza, como uma pena no ar.

Jobel Cavalcante da Silva

Qual a temática desse texto?
Sobre o que ele trata?

Ginástica Rítmica – GR é um esporte com muitas possibilidades, pois possui movimentos corporais que combinam elementos do balé clássico. É realizada com harmonia e leveza, e deve ser coordenada com o manejo dos aparelhos próprios deste esporte.

Elementos da GR
Bola – quique, largadas, retomadas, movimentos em oito e rebote;
Fita – lançamentos e recuperações, movimentos em oito, balanços, rotações da corda e círculos;
Maça – lançamentos e recuperações das duas maças ao mesmo tempo ou em cascata, batidas, rotações e círculos;
Arco – lançamentos e recuperações, rotações do aparelho no chão, movimentos em oito, pivots, balanços e salto;
Corda – lançamentos e recuperações, movimentos em oito, balanços, rotações da corda e círculos.

Vídeo – Record News apresentação de GR – Toronto 2015
Interação – chat: trabalho em equipe
Esporte técnico-combinatório – reúne modalidades em que há a comparação de desempenho de acordo com a dimensão estética e acrobática do movimento, obedecendo a determinados padrões ou critérios, como na ginástica artística, ginástica rítmica e outras.

Fim

Este é o resumo da aula do CMSP de 06 de agosto, conteúdo do 3º bimestre. Os questionamentos foram das interações das professoras com os alunos que assistiram a aula. Não teremos atividade para entrega, espero que todos usem esse tempo para se aprofundar no tema da GR, e estaremos a disposição para esclarecimento das dúvidas.
Professor Alex

Professor Alex Educação Física 6º A, B e C


CMSP 6º ano – ago06 “capacidades físicas predominantemente mobilizadas na prática dos esportes e da ginástica” (3º bimestre)
Professoras Mara e Juliana
Habilidades – (EF06EF23*) identificar as capacidades físicas predominantemente mobilizadas na prática dos esportes e da ginástica, relacionando a melhoria do desempenho destes ao desenvolvimento das mesmas.

Objetivos – identificar as capacidades físicas predominantemente mobilizadas na prática dos esportes e da ginástica, relacionando a melhoria do desempeno ao desenvolvimento das mesmas.

Interação – Para relembrar, relacione o conceito à capacidade:
(                ) É a capacidade de realizar movimentos rápidos com mudança de direção. Exemplos – as fintas nos esportes coletivos e as coreografias nas danças.
(                ) É a capacidade de realizar movimentos com amplitude adequada, como alongamentos.
(                ) É a capacidade de aumentar a resistência por meio de ações musculares. (vencer)
(                ) É a capacidade de permanecer o maior tempo possível em uma atividade sem fadiga, como as corridas de longas distâncias.
(                ) É a capacidade de realizar movimentos, no menor tempo possível, como em uma corrida de curta distância em alta velocidade.

Capacidade física predominante – é a capacidade que tem maior importância.

Qual a importância em identificar as capacidades físicas envolvidas no movimento?
A possibilidade de identificar possíveis fragilidades e/ou potencialidades em criarmos estratégias para aprimorá-las, visando a uma melhora no condicionamento físico e na qualidade de vida.

Vídeo “Quintal da Cultura” – handebol
Capacidades usadas no handebol –
      a)      Arremesso ao gol força
      b)      Arremesso em suspensão força
      c)       Drible agilidade

Descreva as capacidades físicas predominantes em alguns momentos específicos no atletismo:
      1)      Tiro de 100 m velocidade
      2)      Maratona resistência
      3)      Lançamento de disco força (agilidade)??
      4)      Arremesso de peso força

Vivência – atividades físicas – agilidade/velocidade com 2 cones. Pular corda?? Resistência??

Atividade complementar
Pesquise sobre a importância das capacidades físicas para melhorar o desempenho nas práticas corporais.

Retomada – capacidades físicas predominantes
Handebol, atletismo e ginástica

Fim


Este é o resumo da aula do CMSP de 06 de agosto, quinta-feira. Faça a atividade complementar somente para o enriquecimento pedagógico, não precisa entregar, essa marcas (vermelho) é para a reflexão, pois fez parte da interação entre as professoras e os alunos que assistiram a aula.

Professor Alex
6A, B e C História - Prof Maria José .

Caros alunos,

Para a atividade de hoje, Leiam os textos e  assistam a aula do CMSP -  Roma Antiga.

A Lenda da Origem de Roma.

       Uma lenda conta que Roma foi fundada por dois irmãos gêmeos: Rômulo e Remo. Eles seriam netos de um rei da cidade de Alba Longa chamado Numitor, que tinha sido destronado por seus inimigos.
       De acordo com a lenda, Rômulo e Remo foram colocados recém-nascidos dentro de um cesto e abandonados no Rio Tibre, até que a correnteza os deixou na margem, junto ao Monte Palatino. Lá teriam sido encontrados e amamentados por uma loba. Depois, um pastor chamado Faustolo teria cuidado das crianças.
    Quando se tornaram adultos, Rômulo e Remo reconquistaram o trono de Alba Longa para seu avô. Por isso, receberam a permissão dele para fundar uma cidade na colina ande a loba os teria encontrado. Essa cidade era Roma. Porém, uma disputa entre os dois para decidir quem seria o rei teve um final trágico: Rômulo matou Remo, tornando-se rei de Roma, que teria sido fundada em 753 a. C.

                 Saber e fazer história - Gilberto Cotrim e Jaime Rodrigues . Pag 146.

1) Faça uma tirinha de até oito quadrinhos,  contando a lenda da fundação de Roma.

                  Organização Social da Roma Antiga .

Os principais grupos sociais que viviam em Roma eram os patrícios, os plebeus e os escravos. Havia ainda os clientes, que não eram exatamente um grupo social distinto, mas representavam uma condição social.

Os patrícios- recebiam esse nome porque se consideravam descendentes dos primeiros pater famílias (chefes familiares) fundadores da cidade. Só eles podiam ser grandes proprietários de terras, rebanhos e escravos. Eram cidadãos romanos, por isso tinham direitos políticos e podiam ter cargos no exército, na justiça e na administração, além de conduzir os cultos religiosos. Apenas eles podiam exercer as funções de rei, senador ou membro da Assembleia Curial na monarquia romana.
   Os Plebeus - Os plebeus eram homens e mulheres livres que praticavam o comercio, faziam artesanato e trabalho agrícolas. Compunham a maioria da população, mas, durante a Monarquia , não eram considerados cidadãos.
       Os Clientes - Os Clientes eram pessoas livres que se assosiavam aos patrícios, prestando-lhrs serviços pessoais e apoiando-os na dominação  exercida sobre a plebe em troca de ajuda econômica e de proteção .
      Em geral, Plebeus e clientes eram descendentes de grupos que viviam perto do local onde Roma foi fundada . Esses grupos foram dominados e incorporados à sociedade romana, embora não tivessem os mesmos direitos dos patrícios.
    Na Monarquia, os escravos eram aqueles que não conseguiam pagar dívidas. Com a expansão militar durante a República e o império, esse grupo social romano passou a incluir também os prisioneiros de guerra.

                  Saber e fazer história - Gilberto Cotrim e Jaime Rodrigues . Pag 149

       
2) Rei, cidadão idoso, patrício, soldado, plebeu, cliente e escravo, todos faziam parte da organização social da Monarquia romana. Escreva um texto contando fatos do dia a dia dessa época como se fossem vividos por uma dessas pessoas .

       Pão e Circo
Controle da tensão social

       Roma foi uma das maiores cidades do mundo antigo. No século II, tinha cerca de 1200 000 habitantes. Eram gregos, egípcios, gauleses e pessoas nascidas em muitas outras regiões próximas ao Mediterrâneo, conquistadas pelos romanos.
      Para controlar essa enorme população, da qual boa parte vivia pelas ruas, sem trabalho, as autoridades distribuíam alimentos e promoviam espetáculos públicos. Essa foi a polícia adotada pelos governantes para diminuir as tensões sociais. O poeta latino Juvenal criticava o povo romano dessa época por não querer mais do que "Pão e circo" .
      Eram tantos espetáculos e festas que o calendário chegou a ter 175 feriados por ano. Mas era só quem não tinha direitos políticos que vivia assim: dos 450 mil cidadãos romanos, cerca de 320 mil sobreviviam graças à distribuição de trigo feita pelo governo.

              Gladiadores fazem o espetáculo.

           Os combates dos gladiadores - entre si ou contra animais ferozes - eram os espetáculos mais populares nós domínios romanos. Na cidade de Roma, um dos anfiteatros onde aconteciam esses espetáculos era o COLISEU, que podia acomodar quase 90 mil espectadores.
           Os cidadãos romanos apenas assistiam aos espetáculos públicos, pois, segundo os patricios, participar deles era função de prisioneiros. Os gladiadores eram prisioneiros de guerra ou escravos, treinados em escolas de luta. Conforme a região de onde vinham, eles lutavam de maneiras diferentes. Os gauleses, por exemplo, usavam uma espécie de capacete chamada de elmo, escudo e espada. Já os samnitas, um dos povos italiotas dominados pelos romanos, lutavam com armas parecidas, mas quase nus.

3) Analisando algumas formas de diversão pública da Roma Antiga, aqueles espetáculos populares parecem muito violentos. Nos dias de hoje, como recebemos as informações sobre a violência cotidiana ? Ainda sobre a violência, o que mudou e o que permaneceu desde os antigos romanos até hoje ?

4) Qual era o objetivo das autoridades ao criarem a política do "pão e circo" na Roma antiga ?

5) Leia com atenção o texto a seguir , que traz uma citação do historiador romano Tácito .

Penso realmente que ... a paixão pelos gladiadores e cavalos (é), por assim dizer, concebia no ventre materno...Na verdade, poucos são os que falam de qualquer outro assunto em suas casas, e ao entrar numa sala de aula de que mais trata a conversa dos jovens a não ser de combates e corridas ?

Moses Hadas. Roma imperial .  Rio de Janeiro : José Olympio. 1969. p. 178.

a) Identifique o autor do texto, o século em que foi escrito.

b) Que sujeitos históricos são mensionados no texto ?

C) O que o autor pretende demonstrar no texto ?

d) Pesquise quais assuntos e atividades mais atraem os jovens atualmente . Depois, compare- os com os mensionados pelo autor do texto e aponte as semelhanças e as diferenças encontradas . Em sua opinião , o que pode influenciar essas escolhas ? Ao terminar , faça um resumo de suas ideias .


Enviar para o e-mail: profmariajose9@gmail.com até 14/08

6º Anos: A,B,C (Clayton - Português)



Devolutiva de: quinta-feira, 6 de agosto de 2020

7)     Não há diferença entre Charge e Cartum, Verdadeiro ou falso?
R: Falso.

A Charge retrata situações atuais, ou seja, que estejam ocorrendo no mesmo tempo e espaço. É acompanhada de sátiras e as personagens principais geralmente são figuras públicas. É muito utilizada para fazer críticas sociais.
O Cartum retrata comicamente histórias do cotidiano das pessoas comuns de uma sociedade.

       Leia o texto abaixo:

Novo normal ... Nova rotina

Levanto, tomo banho, medicamentos e vou preparar o desjejum...
“As meninas vão chegar...”.
O chá fica pronto, esqueci de tirar a manteiga da geladeira com antecedência... Está dura... ao tentar passar nas torrada elas se partem. Oh dó!
O prato parece comida para os canários, meus pensionistas da sacada, que vêm todas as manhãs...
“Preciso me apressar, as meninas estão chegando...”
“Sento-me à mesa...torradas, chá quentinho, e lá vem o Tinkerbel!
Uma Yourkshire gulosa e esperta. Faço um desjejum, dividindo as migalhas da torrada com o Tinker.
“Quase na hora das meninas chegarem...”.
Pego o computador, ligo, CMSP, 6º ano, deixo-o sobre a escrivaninha e corro escovar os dentes... A musiquinha começa, mas dá tempo, ufa!
Quando chego à escrivaninha, Tinker já está sobre ela, deitada ao lado do computador. Deu tempo!
E... Bom dia! Elas chegaram... Andréia, Mônica e Dany para mais uma aula de Língua Portuguesa.
- Bora lá!
Texto escrito pela professora Denise Alves
Escola Vicente Rizzo – DE Mogi Mirim


8) Este texto que acabamos de ler é um conto. Verdadeiro ou falso?
R: Falso
Este texto escrito pela professora Denise Alves é uma Crônica.
A Crônica
- É um tipo de texto narrativo curto;
- Normalmente publicada em jornais e revistas;
- Trata de acontecimentos corriqueiros e comuns do cotidiano;
- Por se tratar de temas atuais do cotidiano, algumas vezes perde “a validade” se o contexto mudar.

9) No trecho “preciso me apressar, as meninas estão chegando...”:
Qual é o tipo de discurso?
R: Discurso direto Presença de aspas.

10) A crônica foi escrita em qual pessoa (1ª ou 3ª pessoa)?
R: Em 1ª pessoa.