terça-feira, 23 de junho de 2020

6º Anos: A,B,C (Clayton - Português)

Apostila de Português Volume 2 (páginas: 27 à 30)



500 ANOS DE UM GÊNIO

          MIS inaugura novo espaço com mostra imersiva sobre Leonardo da Vinci

          A cidade de São Paulo ganhou, em novembro
deste ano, um novo espaço cultural com foco em
exposições imersivas. Idealizado pelo MIS (Museu
da Imagem e Som), o novo espaço, chamado MIS
Experience, recebeu em sua estreia nada mais
nada menos que uma exposição dedicada ao
grande mestre italiano Leonardo da Vinci.
          Além de uma viagem que conta a vida e o legado
de Da Vinci, a mostra propicia aos visitantes uma
incrível experiência multissensorial e interativa,
através de experimentos científicos e projeções
de vídeo em uma galeria exclusiva.

O gênio Da Vinci

          Leonardo da Vinci nasceu em 1452 (século XV), em Anchiano,
província de Florença (atualmente, Itália) e faleceu em Aboise
(França), no ano de 1519 (século XVI). Foi uma das figuras mais
importantes do Alto Renascimento. Destacou-se em diversas
áreas: ciências, matemática, engenharia, anatomia, pintura,
escultura, arquitetura, botânica, poesia e música, além de
inventos que o tornaram conhecido pela genialidade. Da Vinci
também é considerado o precursor da aviação e da balística.
          Ficou reconhecido como um dos grandes pintores de todos os
tempos e, não injustamente, como o ser humano com o maior
número de talentos reunidos em uma única pessoa. Sua obra
mais conhecida, a Mona Lisa, está exposta no Museu do
Louvre, em Paris, na França.
Atividades
1.    Qual é o fato retratado na reportagem?

2.    É possível situar o fato no tempo e no espaço? Volte ao texto e indique quando e onde o fato ocorreu?

3.    A foto que aparece na reportagem tem relações com o texto verbal? Por quê? Comente.

4.    Discutiu-se anteriormente como o modo, o tempo e a pessoa verbal são importantes recursos de linguagem na organização de diferentes gêneros textuais. Diante disso, responda:

a)    Que tempo e modo verbal predominam na reportagem? Ilustre com exemplos do texto.

b)    Que pessoa verbal (1ª, 2ª, 3ª) predomina na reportagem? Ilustre com exemplos do texto.


c)    Com base no que você respondeu na questão anterior, comente: por que a pessoa verbal identificada predomina nesse gênero textual?

5.    Leia o excerto seguinte: “Da Vinci é considerado o precursor da aviação e da balística”.
De acordo com esse trecho, e também com base na biografia de Santos Dumont, é possível inferir que:

a)    Leonardo Da Vinci e Santos Dumont desenvolveram, juntos, inventos relacionados à aviação.

b)    Leonardo Da Vinci desenvolveu projetos de aviação, na Itália, e os enviou a Santos Dumont, no Brasil.

c)    Leonardo da Vinci e Santos Dumont interessaram-se pela aviação, porém em momentos e lugares distintos.

d)    Leonardo Da Vinci e Santos Dumont interessaram-se pela aviação no mesmo momento e no mesmo lugar.

6.    Considere o excerto:

“[...] Além de uma viagem que conta a vida e o legado de Da Vinci, a mostra propicia aos visitantes uma incrível experiência multissensorial e interativa, através de experimentos científicos e projeções de vídeo em uma galeria exclusiva.

Na expressão em destaque, a palavra “incrível”

I. revela o ponto de vista do enunciador sobre a experiência propiciada pela exposição.
II. expressa uma apreciação positiva do enunciador.
III. expressa uma apreciação negativa do enunciador.
IV. pertence à classe dos adjetivos.
V. caracteriza e modifica o sentido do substantivo “experiência”.
São corretas as afirmativas:

a) I, II e IV, apenas.
b) I, III, e IV, apenas.
c) I, II, IV e V, apenas.
d) I, III, IV e V, apenas

ATIVIDADE 5 - DECIFRANDO ENIGMAS

1.    Analise a imagem da página 29 e responda: 
a)    A qual objeto do universo dos jogos a imagem remete?

b)    Encontre na ilustração duas referências a Leonardo Da Vinci. Explique.


c)    Qual a relação entre os números e a mensagem escrita na imagem?

d)    Qual a função do acento agudo na palavra “Dá”, qual a modificação que este sinal promove?


e)    Qual a função da palavra “Código” na imagem?

f)     A palavra Vinci, no contexto da ilustração, pode ser associada a quê?

Professora Maria |Cristina - 6 anos Projeto de Vida


Bom dia meus amores....Tudo bem com vocês?

Esta semana trabalharemos o tema : Bullying e ciberbullying

Trago a sugestão de alguns filmes que retratam essa realidade vivida dentro da escola.
Tarefa da semana:

Você deverá utilizar a sua criatividade. Construa um: poema, uma paródia ( música ) quadrinhos, teatrinhos com fantoches... o que você quiser...Fotografe ou filme e publique no meu email
cristinamcma75@gmail.com.
Deixarei também disponível o meu whatsapp 976566116  para a publicação do seu trabalho. Bjão

1. A Classe (Drama, 2007)

Capa do filme a classe
A produção conta a história de Joosep, um adolescente sensível e tímido que se tornou o alvo da turma de valentões do colégio.
Diariamente, o jovem é submetido a diversas torturas físicas e psicológicas. A situação melhora quando Kaspar, um dos “bad boys”, muda a sua conduta e passa a proteger a vítima.
Sentindo-se ameaçado, Anders, o líder das agressões, decide torná-lo o novo alvo de suas maldades. É uma produção bastante realista, que dificilmente deixará quem o assistir indiferente ao tema.



5. Bullying, Provocações Sem Limites (Drama, 2009)

Capa do filme Bulling provocações e limitesTrata-se da história de um jovem educado, estudioso e jogador de basquete que, ao se mudar para um novo colégio, desperta a inveja e a ira de um grupo.
Então, espancamentos e todo o tipo de humilhações passam a fazer parte de sua vida. O rapaz guarda em silêncio sua dor, enquanto a violência se intensifica.
Esse filme mostra de maneira realista o dia a dia daqueles que sofrem bullying e a importância de denunciar esse abuso.

6. Cyberbully (Drama, 2011)

Capa do filme cyberbullyingO enredo desse filme mostra a vida de uma adolescente que ganha de sua mãe um notebook, com regras restritas de como utilizá-lo. No entanto, a jovem cria uma conta em uma rede social e, após uma brincadeira maldosa, sua vida começa a se tornar um verdadeiro caos.
Ela sofre vários xingamentos na internet, até que as brincadeiras saem completamente de controle, a ponto de levar seus melhores amigos a se afastarem, o que a levou à tentativa de suicídio.
É um filme muito importante para mostrar aos jovens as consequências nefastas que brincadeiras de mau gosto decorrentes do cyberbullying podem levar.

7. Meu Melhor Inimigo (Drama, 2010)

Capa do filme Meu melhor inimigoCansado de ser humilhado na escola, um rapaz decide se unir a outro, também vítima dos valentões que os atormentam. Juntos, eles se inspiram em uma revista de quadrinhos para fazer um pacto de vingança.
Tudo parece ir de acordo com o planejado, até que um deles começa a perceber que, de vítima, se tornou o grande algoz. As consequências de seus atos começam a tomar grandes proporções, o que leva os estudantes a refletirem sobre suas próprias ações.

8. Quase um segredo (Drama, 2004)

Capa do filme sobre bullying - Quase um segredoUm jovem constantemente perseguido por um garoto popular é incentivado pelo seu irmão mais velho a reagir. O rapaz, já no limite, decide se vingar, atraindo seu perseguidor para uma viagem de barco, com o objetivo de humilhá-lo.
Porém, ao longo do passeio, ele começa a enxergá-lo de outra forma: um rapaz solitário que só agride os colegas para chamar a atenção, mas usa a maldade para se autoafirmar. Por isso, a vítima resolve cancelar o plano, mas as coisas dão errado e têm sérias consequências.
É um filme instigante, que chama a atenção pelas diversas perspectivas sobre a violência presente em muitas relações humanas.
Vale lembrar que o diretor do colégio pode — e deve — exibir alguns filmes sobre bullying na escola, para que aqueles que sofrem essa violência denunciem para que essa prática seja coibida, para evitar desdobramentos mais graves, como problemas psicológicos nos estudantes, homicídios e suicídios.
Achou interessante a nossa lista? Conhece outras obras que abordam o assunto? Então deixe o seu comentário no post, compartilhando outros filmes que abordam o tema e merecem a atenção de diretores e educadores!

Professora Maria Cristina - 6 e 7 Anos - Eletivas


Bom dia meus amores...
Vocês estão bem?

Pesquise e responda: Quais são os perigos do lixo hospitalar? Como eles devem ser descartados com segurança? Para onde são levados e o que é feito com ele?

Publique a sua resposta no email : cristinamcma75@gmail.com

Não esqueça de colocar o nome, número e série no cabeçalho na atividade.

Beijão

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Professora Maria Cristina - 3 A,B,C,D Química


Bom dia meus amores...
Vocês estão bem?
Trabalharemos a Atividade 1D da pág 39 do Caderno do aluno 2 Bimestre

Uso racional da água

Assistam ao vídeo  proposto pelo caderno ou acesssem: https://www.youtube.com/watch?v=JtshF-n-mis

Registre em seu caderno quais os aspectos evidenciam o desperdício ou o mau uso da água e como podemos evitá-los.

Publique a sua resposta no email : cristinamcma75@gmail.com

Não esqueça de colocar o nome, número e série no cabeçalho na atividade.
Beijão








https://www.youtube.com/watch?v=JtshF-n-mis



Professora Maria Cristina - 2 B,C,D,E - Química

Bom dia meus amores...
Vocês estão bem?
Trabalharemos a Atividade 2 da pág 41 do Caderno do aluno 2 Bimestre

Condutividade dos materiais

Assistam ao vídeo  proposto pelo caderno pu acesssem: https://www.youtube.com/watch?v=S8WZ7Z6gW0M

A partir do vídeo construa uma tabela com os materiais utilizados no experimento e verifique quais ítens conduzem corrente elétrica. Explique o motivo dessa condução.

Publique a sua resposta no email : cristinamcma75@gmail.com

Não esqueça de colocar o nome, número e série no cabeçalho na atividade.
Beijão

2ºA ( Clayton - Português) Interpretação



Após ter assistido o filme clássico do Romantismo: “Romeu e Julieta”, responda as questões a seguir. (consulte também livros e internet se necessário)
  1. Qual o motivo de o amor de Romeu e Julieta ser impossível?

a)      (    ) Julieta estava prometida em casamento.
b)      (    ) Romeu era pobre.
c)      (    ) As famílias eram rivais.
d)     (    ) Eles tinham uma diferença de idade muito grande.
e)      (    ) O pai de Romeu havia brigado com o irmão de Julieta.

  1. Como Romeu e Julieta conseguem se casar?

a)      (    ) O pai de Julieta promete a Romeu a mão da filha em casamento em troca de favores.
b)      (    ) O pai de Romeu permite a união por causa do grande dote oferecido pelo pai de Julieta, que se beneficiaria com o casamento.
c)      (    ) Eles fogem para uma cidade distante e lá se casam.
d)     (    ) Julieta vai à Igreja sob o pretexto de confessar e lá se casa com Romeu, que, por ser amigo do padre, conseguiu que a cerimônia fosse realizade.
e)      (    ) Eles não conseguem se casar

  1. O que acontece com Mercúrio, grande amigo de Romeu?

a)      (    ) Casa-se com Rosalina.
b)      (    ) Se torna o príncipe de Veneza.
c)      (    ) Termina na prisão por matar Teobaldo.
d)     (    ) Termina na prisão por matar Romeu, pois amava Julieta.
e)      (    ) É morto por Teobaldo.

  1. Por que Romeu precisa fugir?

a)      (    ) Porque Páris, pretendente de Julieta, fica sabendo do casamento e quer matar Romeu.
b)      (    ) Porque mata Teobaldo, primo de Julieta.
c)      (    ) Porque mata Mercúrio.
d)     (    ) Ele não precisa fugir. Quem tem motivos para a fuga é seu pai, que mata o pai de Julieta.
e)      (    ) Por que Julieta se casa com Páris e ele não consegue suportar não ficar com sua amada.


  1. Como Romeu descobre a "morte" de Julieta?

a)      (    ) Um amigo que ele mandou para saber notícias de Julieta vê o corpo da moça sendo levado para a sepultura.
b)      (    ) O pai de Julieta envia um comunicado à família Montecchio noticiando a morte da jovem e dando detalhes sobre o velório e sepultamento.
c)      (    ) A mãe de Julieta o acusa formalmente da morte da filha e manda prendê-lo.
d)     (    ) Julieta morre nos braços de Romeu.
e)      (    ) Romeu é avisado pelo padre da morte de Julieta.

  1. Como Julieta consegue se livrar do casamento com Páris?

a)      (    ) Ela é incentivada pelo padre a tomar uma poção que lhe deixará aparentemente morta.
b)      (    ) Ela consegue convencer seus pais de que só será verdadeiramente feliz com Romeu, seu amor de verdade.
c)      (    ) Páris é agressivo com Julieta e o pai da moça repudia o ato.
d)     (    ) Páris é morto por Romeu antes do casamento.
e)      (    ) Páris perde todo seu dinheiro em um jogo de pôquer, e isso entristece a família Capuleto.

  1. Como é o nome do escritor de Romeu e Julieta?

W_ _ _ _ _ _ S_ _ _ _ _ _ _ _ _ _)

  1. Franco Zefirelli foi o diretor da mais famosa produção cinematográfica que conta a história de Romeu e Julieta, esrelada por Olivia Hussey e Leonard Whiting. De que ano é este filme?
_ _ _ _ (Quatro dígitos)
  1. Como é o final da história de Romeu e Julieta?


a)      (    ) Romeu se suicida após saber que Julieta casou-se com Páris, e esta também se mata após saber da morte de Romeu.
b)      (    ) Romeu se mata por pensar que Julieta está morta, e esta também comete suicídio ao ver seu amado sem vida.
c)      (    ) Romeu e Julieta fogem para uma cidade distante de Verona, onde se casam, viram comerciantes e têm 3 filhos.
d)     (    ) As famílias fazem as pazes após uma ordem vinda do príncipe, e o casamento dos dois jovens é permitido.
e)      (    ) Os dois resolvem morrer juntos e serem felizes no paraíso, porque sabem que na Terra sua felicidade será impossível devido às constantes brigas entre seus familiares.

  1. Romeu e Julieta foi escrito em forma de livro. Verdadeiro ou falso?

a)      (    ) Verdadeiro

b)      (    ) Falso

segunda-feira, 22 de junho de 2020

SOCIOLOGIA (ADRIANO) - 3°A, D - ENTREGA EM 29/06/2020 - Novo


A politica a partir do século XVI
O Contratualismo se desenvolveu entre os séculos XVI e XVIII e passou a analisar o indivíduo que se encontrava deslocado de seu estado de natureza e inserido em uma sociedade abalizada pelo surgimento do estado civil moderno. Em resumo, a referida escola parte de um determinado momento em que não existe o Estado, situação na qual o indivíduo vive em seu estado de natureza, utilizando-se de leis naturais para reger sua conduta.
Por motivos diversos, determinados indivíduos decidem se organizar e criar a instituição “Estado”, que tem suas regras pactuadas através de um contrato, o chamado contrato social, que segue determinadas características de acordo com o autor analisado. Tal contrato institui o Estado Civil Moderno e as diferentes formas de intervenção e soberania deste (administração estatal), assim como suas consequências e mecanismos legitimadores ante os indivíduos.
No período temos três principais autores que abordavam o tema de maneira acentuadamente diversa, seriam eles Thomas Hobbes, John Locke Jean-Jacques Rousseau.
O Contrato para Thomas Hobbes
Na visão de Thomas Hobbes, como sugere a clássica passagem “O homem é o lobo do homem.”, o estado de natureza no qual o homem vive é essencialmente composto por guerras e disputas, uma vez que para ele o homem tem o direito fundamental à vida e para isso a de se valer de qualquer coisa para garanti-la, sendo “mal” por natureza. Em outras palavras, o indivíduo vive em constante estado preventivo, o que leva o mesmo a contínuas disputas.
O estado de natureza, conforme exposto, é marcado pela constante insegurança e não é dotado da ideia de justiça ou propriedade privada, uma vez que você só está na posse de algo na medida em que tem a capacidade mantê-lo. Dessa forma, em segundo momento, o principal motivo para que os indivíduos pactuem para a formação do Estado seria sua função básica de segurança, embora cite outras funções do estado, este é o meio necessário para que se crie uma unidade soberana, indivisível e irredutível.
Assim, pressupõe-se que o indivíduo transmitiria seus direitos a alguém que iria personificar o Estado, o Leviatã, o soberano, sendo instituído de diversas formas (instituição, aquisição, etc.) que iria manter sua ordem por meios coercitivos se necessário, pois o Estado para o autor não poderia em qualquer momento ser questionado, sob pena de não mais ser soberano e retornar ao estado de natureza (guerras), instaurando dessa forma o Estado de Sociedade.
O Contrato para John Locke
O Estado de natureza para John Locke, diferente de Hobbes, já tem certos reconhecimentos, dentre eles o direito à vida, a propriedade privada (dá subsistência ao direito à vida) reconhecida ante seus membros e a figura do poder punitivo proporcional a ser exercido contra aquele que usurpar a propriedade privada (direito natural de punir), sendo que o mesmo introduz a ideia de Lei (Leis da Natureza e Leis de Deus). Para ele, o homem não é “mal” por natureza, mas se encontra em uma neutralidade, que pressupõe que ele é bom (não necessariamente todos os homens).
O homem busca, portanto, um “pacto” ou um “contrato”, pois no estado de natureza ele não é livre de fato, na medida em que as Leis da Natureza e as Leis de Deus são submetidas a eles sem qualquer influência ou consentimento. Assim, para que o homem seja livre e faça a manutenção dessa liberdade por algum meio, no caso o Estado, este deve participar da criação de suas próprias leis, sendo elas estabelecidas, reconhecidas e aprovadas por meio do consentimento, em resumo, participar da criação das leis as quais se submete.
No mesmo tocante, embora no estado de natureza exista a legitimidade de um poder punitivo, faltam juízes imparciais que balizam e proporcionam (concretizem) tal poder punitivo e a criação do Estado poderia garantir o exercício de tal jurisdição. Dessa forma o Estado só tem o papel de garantir a boa vida que o indivíduo já tinha no estado de natureza, quando necessário, tendo um viés bem menos intervencionista no âmbito privado que o proposto por Hobbes, sendo ele criador do Estado Liberal Clássico.
O Contrato para Rousseau
Para Rousseau o desenvolvimento do estado para se tornar algo bom se dá com uma etapa a mais, que seria o chamado Contrato Social. Tal fase se apresenta após o Estado de Sociedade, tendo assim o Estado de Natureza, Estado de Sociedade e o Contrato Social como algo que viria a ser bom ante a impossibilidade do indivíduo retornar ao estado de natureza.
Em sua visão, o homem no seu estado de natureza é bom e não é um ser sociável, pois viveria em tese isoladamente, entretanto, na medida em que houve um crescimento populacional e uma consequente inserção do homem na sociedade, havendo o acréscimo em suas relações sociais, a sociedade o corrompe e este passa a vislumbrar necessidades maiores (ambição). Na medida em que essas necessidades artificiais surgem advém dela a ideia de propriedade privada, o que considera ser o cerne da desigualdade, pois a partir desse momento o indivíduo passaria a olhar para o caso concreto e deixar seus princípios de lado, cobiçando o alheio.
Ante o exposto, podemos concluir que o Estado de Sociedade é instaurado como forma de pacificar esse problema, todavia adquire um viés supostamente igualitário, que na verdade estaria apenas perpetuando as diferenças entre as pessoas, pois prega uma espécie de igualdade absoluta de direitos. Para Rousseau a sociedade não é igual e seus indivíduos são gritantemente desiguais no tocante econômico, fato esse que apenas criaria uma falsa ideia de liberdade e igualdade entre os indivíduos, uma vez que os mesmos sempre estariam limitados pelo viés econômico, não só no exercício participativo da política.
É justamente dessa falta de igualdade material que nasce a necessidade de se fazer o chamado Contrato Social, como forma de proporcionar uma igualdade material para os indivíduos e ele se pauta em quatro preceitos que são eles: o indivíduo precisa se dar conta que não é livre; instaurar uma democracia direita e não representativa, participando diretamente da criação das leis; seguir a vontade geral, o que não é a vontade de todos, mas aquilo que é certo; ter a figura do legislador, que para Rousseau é aquele indivíduo excepcional, que teria a capacidade de esclarecer à terceiros o que seria essa vontade geral baseada no que é certo.

Atividade
1.Trabalho para entregar;

2. Poderá ser feito em grupos (Máximo 4 pessoas), individual ou em duplas, trios, etc...
3. Cada grupo deverá montar um contrato social;
4. Este contrato deve conter a situação atual do país, ou seja, os motivos que levaram o grupo a criação do contrato logo em seu início como apresentação do projeto, e os itens deste contrato (Artigo, parágrafos, incisos etc);
5. O contrato deverá seguir os moldes de uma constituição;
6. Não precisa obviamente ser extenso, mas deve conter itens relacionados a vida em sociedade. Como por exemplo: Da segurança, da educação, da saúde e assim por diante;
7. Incluir temas que para vocês sejam relevantes para o bom andamento da sociedade, dentro dos itens propostos por vocês;
7. O trabalho deverá ser entregue no dia 29/06/2019. Basta que apenas 1 aluno envie o trabalho com o nome dos participantes;