sexta-feira, 10 de julho de 2020


2° Ano E Biologia Profa Solange

Período: 10/07/2020 à 15/07/2020

Mecanismos de Variabilidade Genética

Atividade Investigativa
Com esta atividade, pretende-se trabalhar conceitos genéticos na construção de um painel, a partir de exemplos de características próprias da espécie humana, utilizar características pertencentes aos colegas da sala e investigar suas próprias características hereditárias ou não.
Atividade 1- Recorte de revistas imagens de homens e mulheres com os mais variados fenótipos ( cor e tipo de cabelo, tonalidade da pele ,cor dos olhos etc.) , Monte pessoas a partir da colagem em cartolina de características específicas Atividade 2- Desenhem um homem e uma mulher com as características descritas abaixo:
Homem- Nariz arredondado, com covinha no queixo, sem sardas, cabelo convergindo na testa, olhos castanhos, cabelos escuros e lisos.
Mulher- Nariz afilado, com covinha no queixo, com sardas, o cabelo não converge na testa, olhos azuis, cabelos ruivos e cacheados. Após fazer esse desenho responda as perguntas contidas no Caderno do Aluno.

Assistir os vídeos descrição de link abaixo, fazer um resumo sobre os temas assistidos. Postar no blogger e enviar para o e-mail do professor.


https://youtu.be/tRFN7lSmhFg
https://youtu.be/fbHRPeA4xNE
https://youtu.be/hjvY1OhEFlE
COMUNICADO:   7º C  - MATEMÁTICA
Prof. Maria Regina.


Os  Alunos que não entregaram as atividades que foram dadas, será dado outra  oportunidade para  entregarem as atividades postadas no google sala de aula ou no blog. O prazo para entrega é até o dia,  20/07/20 valendo nota.
COMUNICADO:   6º A - B - C  -  MATEMÁTICA
Prof. Maria Regina.


Os  Alunos que não entregaram as atividades que foram dadas, será dado outra  oportunidade para  entregarem as atividades postadas no google sala de aula ou no blog. O prazo para entrega é até o dia,  20/07/20 valendo nota.
COMUNICADO:   1º A - B - C - D -  FÍSICA
Prof. Maria Regina.


Os  Alunos que não entregaram as atividades que foram dadas, será dado outra  oportunidade para  entregarem as atividades postadas no google sala de aula ou no blog. O prazo para entrega é até o dia,  20/07/20 valendo nota.


Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Portugesa                                            Série: 8°B - 8°C

Alunos e alunas;

A aula de hoje a a próxima, vamos trabalhar com gêneros textuais como: a charge, o cartum, a caricatura e o podcast.  Nessas aulas, vamos estudar três gêneros textuais que usam criatividade para provocar risos e a reflexão: a charge, a caricatura e o cartum.

   LINGUAGEM VERBAL, NÃO VERBAL E MISTA (HÍBRIDA)

Linguagem verbal: É aquela que faz uso da língua, ou seja, vale se de palavras para comunicar. Ela pode ser escrita ou falada. Observe o texto abaixo, em que se utiliza exclusivamente a linguagem verbal.

Um louco se vira pro vizinho de quarto e comenta:
- Estou tentando ouvir o rádio, mas ele não dá sinal de vida. Você mexeu nele?
- Mexi, sim. Ele estava muito sujo, achei melhor lavá-lo.
- Ah! Vai ver que você afogou o locutor!
                                                                            (ZIRALDO. As aventuras do bichinho da mçã)

Linguagem não verbal: É aquela que se serve de imagens, sons, gestos, símbolos, cores, posturas corporal, entre outros recursos, como forma de comunicação.

Veja um exemplo:

Blog do Cartunista Arionauro | Lixo na rua, Aquecimento global ...

A imagem acima é um exemplo de linguagem não verbal. Apesar não utilizar nenhum enunciado (frases), ela passa uma comunicação para o leitor da charge: o perigo de jogar lixo nas vias públicas.

Observaram que apenas uma imagem  pode passar uma comunicação para o enunciatário?  Se essa imagem, seja qual for, ela estiver organizada dentro do seu objetivo social e for capaz de passar uma comunicação, ela se torna um texto não verbal.

Linguagem mista ou híbrida: É aquela que se caracteriza pelo uso simultâneo de linguagem verbal e não verbal no mesmo texto como meio de comunicação. As histórias em quadrinhos, as tirinhas, as charges e os cartuns são exemplos de gêneros textuais em que há, muitas vezes, uma linguagem híbrida. Leia a charge ao lado e perceba que o sentido se constrói graças ao diálogo entre os personagens que fazem parte do enunciado da charge.


Charges - Noticiantes


Aluno e alunas,

Notaram que essa charge tem dois personagens, um menino fantasiado e outro o mosquito da dengue?
O personagem fantasiado de Chapolin  elogia o mosquito pensando que seria uma pessoa fantasiada de dengue, mas no segundo balãozinho temos uma ironia, não se trata de uma fantasia, mas sim do mosquito da dengue. Esse é o objetivo de uma charge. Trazer uma informação para o leitor usando de ironia.

Na próxima, vamos dar continuidade sobre esse gênero textual.

PRÓXIMA POSTAGEM -   13 de julho de 2020

ATIVIDADE DE TEATRO - PROFESSORA REBECA RIGHETTI RAMOS - 9

ELETIVA DE TEATRO - PROFESSORA REBECA RIGHETTI RAMOS - 9

Caras e caros alunos,

Vocês sabem como foi o TEATRO NO SÉCULO XX?

O Teatro no século XX se espalhou pelo mundo inteiro, tendo sido construída uma variedade imensa de gêneros e movimentos com diferentes características, fundamentos teóricos e práticos. Grandes autores também trabalharam durante este período. Nesta aula, citaremos alguns destes
movimentos teatrais, assim como alguns de seus principais representantes. 

NATURALISMO
Do final do século XIX até o começo do século XX, ganhou força na literatura e no teatro a corrente Naturalista, como uma intensificação da corrente realista, da qual falamos na aula passada. 
É fácil reconhecer um texto naturalista, desde que ele contenha os seguintes elementos: cientificação do comportamento humano, com a influência das teorias darwinistas que surgiram nessa época; a linguagem direta e clara, ao mesmo tempo em que se descreve cada característica a ser passada com bastante enfoque; e a forte influência do meio no comportamento dos personagens. 
No teatro, o realismo cênico exige a intensificação da transmissão de realidade na atuação em comparação ao realismo, reprodução exata do comportamento através da atuação, como se os personagens realmente existissem fora do palco. 
O fundador desta corrente foi o escritor libertário francês Émile Zola, tendo ela posteriormente importantes autores como os russos Tolstói e Gorki, além do alemão Gerhart Hauptmann.
Foto de Émile Zola


EXPRESSIONISMO 
O movimento artístico expressionismo surgiu na Alemanha, começo do século XX, também como forma de denúncia social. O movimento rompe com realismo e naturalismo e coloca na prática teatral elementos como o exagero, a subjetividade, a utilização de elementos cinematográficos em cena para a demonstração dos sentimentos dos artistas, assim como a abstração e o questionamento da essência humana. A intenção do expressionismo é atingir a platéia para provocar a reflexão sobre valores humanos.
O expressionismo tem uma herança forte no romantismo, ao passo que procura trabalhar com a demonstração de emoções e subjetividades humanas. Ao mesmo tempo, rompe com o realismo também pelo fato de que seus atores podem assumir formas outras além dos personagens humanas que interpretam, dando vida a objetos e questionando a realidade.
Alguns dos principais autores de teatro expressionista são: August Strindberg, Carl Sternheim, Georg Kaiser e Eugene O'Neill.

SURREALISMO
O movimento surrealista surge na Europa,pós Primeira Guerra Mundial, no início do século XX, com a intenção de questionar a realidade. Em 1924, o escritor André Breton lança o “Manifesto Surrealista”, que propõe dar asas ao pensamento, deixando-o livre dos limites do real e da razão, sendo ele expresso em qualquer forma artística. O movimento surrealista é bastante influenciado pela psicanálise, tendo como objetivo colocar em vista o inconsciente humano através da liberdade de pensamento e de movimentos e gestos espontâneos.
Antonin Artaud foi um importante nome do teatro surrealista, tendo criado o Teatro da Crueldade. Artaud levava a plateia para dentro do palco com o objetivo de despertar o que havia de mais reprimido em suas mentes, criando uma espécie de ritual para que expressassem fisicamente em cena o que tinham de mais guardado dentro de si. 
Outros autores importantes para o surrealismo no teatro foram: Frederico Garcia Lorca,  Alfred Jarry, Guillaume Apollinaire,. Raymond Roussel, entre outros.

Foto de Artaud.

FUTURISMO
O “Manifesto dos Dramaturgos Futuristas”, assinado em 1911 por Filippo Tommaso Marinetti, defendia um teatro rápido, ágil, como síntese da vida e não como uma fotografia estática. Era importante para este movimento artístico a fluidez cênica, assim como a improvisação. O teatro futurista deve envolver e surpreender o público.
O Futurismo é elemento ensinado para atores em jogos teatrais de improvisação, em cursos regulares de teatro, dando maior autonomia ao autor em relação ao texto.
Alguns dos principais nomes do teatro futurista são Emilio Settimelli, Bruno Corra e o próprio Marinetti.

STANISLÁVSKI
Desenvolvido no início do século XX, o sistema de atuação desenvolvido pelo russo Constantin Stanislavski é um método de realismo cênico que influencia até hoje atores de teatro, cinema e televisão, sendo parte de sua formação básica.
Segundo o método Stanislavski, o ator deve usar de imaginação e memória para compor o personagem, passando a eles a maior veracidade possível. É necessário que o ator realmente sinta aquilo o que está querendo passar para o público durante a cena. Para isso, cria-se métodos como a criação de uma história particular do personagem antes da cena e procura-se dentro de si um sentimento já vivido de maneira semelhante ao que se deve expressar para fazê-lo com mais facilidade. 
Maiores informações sobre o método Stanislavski podem ser encontradas em sua obra “A preparação do Ator” e nas demais obras que lançou a respeito da teoria teatral.

Foto de Stanislavski


TEATRO ENGAJADO
Após a Revolução Russa, que instaurou o socialismo de Lénin na Rússia a partir de 1917, o teatro russo começou a ganhar novas características. Um dos principais nomes deste período foi Meyerhold. O autor, que no passado chegou a montar peças de marionetes e bonecos com o Serguei Obrastov, rompeu com o método de Stanislavski, adicionando ao teatro russo características como a representação do povo em seus textos e o domínio da razão e de gestos calculados quase matematicamente em cena. Meyerhold montou peças com obras de autores importantes para a literatura russa, como Maiakovski.

TEATRO ÉPICO DE BRETCH
Na Alemanha, temos um dos maiores nomes do teatro do século XX, Bertolt Bretch. O marxista desenvolve seu teatro épico, sendo influenciado pelo teatro experimental russo e por nomes como Meyerhold e Piscator. Suas peças eram tidas como experimentos sociológicos e só eram completos através da experiência cênica, com atores, trilha, plateia, luzes. O objetivo das peças era o desenvolvimento crítico. 
Na tabela abaixo temos algumas características do teatro épico em oposição ao teatro dramático.

Foto retirada do livro “História Mundial do Teatro”, de Margot Berthold.

DOCUMENTÁRIO “A VIDA DE BERTOLT BRETCH” https://www.youtube.com/watch?v=n3n5brf8foA

TEATRO DO ABSURDO
Na segunda metade do século XX, entra em uso ao redor do globo uma prática teatral que envolve em suas peças temas existencialistas, colocando personagens em situações complicadas, ao mesmo tempo trágicas e cômicas.Suas cenas são reflexivas e não necessariamente estão conectadas. Este tipo de teatro é bastante montado até hoje e foi denominado como “Teatro do Absurdo”.
Alguns dos maiores nomes do Teatro do Absurdo são Guillaume Apollinaire, Arrabal, Samuel Beckett, entre outros.

ATIVIDADE
Assista ao documentário “A vida de Bertolt Bretch” e escreva um comentário sobre sua obra. Pode ser feito no caderno ou no computador, enviado por Whatsapp ou e-mail.
Também pode ser respondido no seguinte google forms:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc92OtCt3fuLPVLlHYOZCl79EVTlvPjSOqyLK2H3lI9HfxCvg/viewform?usp=sf_link

Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: ELETIVA - OFICINA DE ESCRITA

Alunos e alunas,

A aula de hoje vai ter continuidade na próxima semana com alguns exercícios sobre coesão. Hoje, vamos aplicar a teoria e um exercício para reforçar o conteúdo da aula.

 Um texto precisa apresentar  ideias bem articuladas para formar um todo coerente. No texto, o uso de determinados recursos de ligação entre as partes deixa claro a sua progressão, o que auxilia na defesa  do tema proposto de uma redação do Enem.

Esses elementos de ligação, que chamamos de recursos coesivos, são os responsáveis por construir a argumentação na superfície do texto.

Agora, vamos dar início a explicação do conteúdo com um exercício. Na próxima semana, vou aplicar uma lista de exercícios para colocarmos em prática o uso da coesão em nossos textos.

O que é coesão? 
   Coesão é a estratégia de conexão das partes do texto. Seria a porção microscópia da nossa redação. Garantir que as palavras estejam bem conectadas em uma progressão de compreensão simples é garantir a coesão. O corretor não espera um texto cortado por frases soltas, sem conjunção ou um elemento de retomada. Ele espera que você saiba empregar os termos disponíveis na língua a fim de garantir a amarração do parágrafo, estruturalmente falando.

Como faz a coesão?
   A resposta é simples: basicamente, empregando pronomes, conjunções, sinônimos e outros elementos textuais de retomada. Lembre-se de que - em um texto dissertativo para a prova do Enem ou concurso – não é conveniente deixar as frase soltas, deixando que o corretor tenha capacidade de conectá-las.

Coesão referencial (ou remissiva) 
   É aquela que se estabelece quando um determinado termo faz referência a outra já citado (anáfora) ou ainda a ser citado (catáfora) no texto. Essa modalidade de coesão se realiza por meio de dois mecanismos básicos, que veremos a seguir

Coesão por substituição gramatical
    Ocorre quando, gramaticalmente, se retoma ou se anuncia outro elemento do texto. Para a efetivação dessas remissões, são empregados, em geral, pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos.

EXEMPLOS:

- O mundo moderno é profundamente marcado pela dualidade. Ele é, simultaneamente, cada vez mais simples e, por isso, cada vez mais complexo.

O pronome “ele” em destaque, substitui “o mundo moderno”, citado antes. (coesão por pronome)

- O grande problema é este: a infantilização do adulto moderno.

Repare que o pronome “este” anuncia a ideia do adulto moderno.


- A casa era por aqui... Onde? Procuro a e não acho. (Manuel Bandeira)

 Dessa forma, uma substituição gramatical – que foi retomada por um pronome. 


Coesão por reiteração (referencial) 
   Ocorre quando, lexicalmente, se retoma ou se anuncia outro elemento do texto. Pode-se estabelecer por exemplo, por meio de sinônimos, hipônimos, hiperônimos e expressões nominais.

Coesão por hipônimo e hiperônimo.

Hipônimos – especifico Cardiologista
Hiperônimo – Genérico Médico

Texto 1

   Peixe-boi: história e lenda É provável que o peixe boy tenha tido sua origem há mais ou menos 45 milhões de anos. Desde os primeiros contatos com o homem, este mamífero de águas doces e salgadas despertou muito o interesse. O tamanho impressionava e levava os pescadores a temerem o animal.

Sempre a coesão por hipônimo e hiperônimo começa do especifico para o genérico.

O termo peixe-boi é um hipônimo, retomado pelos hiperônimos mamífero e animal. Como há três termos na relação, o termo médio mamífero é hiperônimo em relação a peixe boi, mas hipônimo em relação a animal. O comum é que a retomada de um termo se dê pelo hiperônimo e não pelo hipônimo. Como o termo mais especifico já foi introduzido, retomá-lo pelo termo mais genérico não prejudica a legibilidade.

Veja o exemplo:
Texto 2

  É provável que o animal tenha tido sua origem há mais ou menos 45 milhões de anos. Desde os primeiros contatos com o homem, este mamífero de águas doces e salgadas despertou muito o interesse. O tamanho impressionava e levava os pescadores a temerem o peixe-boi. 

Substituição por sinônimo

Exemplo: 

Uma menininha correu ao meu encontro. A garota abraçou me efusivamente.

Substituição por numeral 

Exemplo:

O porta-voz militar norte-americano disse que dois soldados nigerianos das forças multinacionais e três marines foram atingidos nos combates ontem. Os primeiros foram mortos e os segundos ficaram gravemente feridos. ( Folha de S. Paulo, 26/2/93).

                                                              Exercício

1 Leia o texto abaixo e identifique os termos de coesão no texto e classifique que tipo de coesão se deu.
   Graças a Deus eu não experimentei a força e eficiência do air bag, pois nunca fui vítima de um acidente. Mas sou totalmente a favor do equipamento. Jamais soube de casos em que pessoas que dirigiam um carro com esse dispositivo tiveram um ferimento grave. (...) Na compra de um automóvel, o brasileiro deve levar em conta os diversos parâmetros de segurança, e não somente a disponibilidade do air bag. Este último item, sozinho, não pode ser considerado o “salvador da pátria.” (Istoé, 1996)