quinta-feira, 25 de junho de 2020

2° B,C,D PORTUGUÊS PROF TALI

ROMANTISMO NO BRASIL (PROSA GÓTICA)

CURIOSIDADE: Você sabia que s histórias de terror surgiram nessa época, e através dessa escola literária? Veio através da Prosa Gótica.
Veja você mesmo:









Você sabia que a banda EVANESCENCE faz parte do estilo Gótico?



UM DOS SUCESSOS DA BANDA :



Sabendo que Álvares de Azevedo foi uma das maiores referências de textos góticos, você sabia que a biblioteca mais próxima da nossa escola é a biblioteca Álvares Azevedo, e fica a 10 minutos na caminhada. Segue o link: www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bibliotecas/bibliotecas_bairro/bibliotecas_a_l/alvaresdeazevedo 

Quando voltarmos após a pandemia , poderemos ir até lá, fazer uma aula.
Mas quem afinal foi Álvares  Azevedo, de quem a nossa biblioteca carrega o nome?
Veja:

Álvares de Azevedo (1831-1852) foi um poeta, escritor e contista, da Segunda Geração Romântica brasileira. Suas poesias retratam o seu mundo interior. É conhecido como "o poeta da dúvida".
Faz parte dos poetas que deixaram em segundo plano, os temas nacionalistas e indianistas, usados na Primeira Geração Romântica, e mergulharam fundo em seu mundo interior. É Patrono da cadeira n.º 2, da Academia Brasileira de Letras
Fundou a revista da Sociedade Ensaio Filosófico Paulistano, traduziu a obra Parisina, de Byron e o quinto ato de Otelo, de Shakespeare, entre outros trabalhos.
Álvares de Azevedo vivia em meio aos livros da faculdade e se dedicava a escrever suas poesias. Toda sua obra foi escrita durante os quatro anos de faculdade. O sentimento de solidão e tristeza, refletidos em seus poemas, era de fato a saudade da família, que ficara no Rio de Janeiro.
Em 1852, Álvares de Azevedo adoece e abandona a faculdade, um ano antes de completar o curso de Direito. Vitimado por uma tuberculose e sofrendo com um tumor, Álvares de Azevedo é operado, mas não resiste, falecendo no dia 25 de abril de 1852, com apenas 20 anos de idade. Sua poesia Se Eu Morresse Amanhã!escrita alguns dias antes de sua morte, foi lida, no dia de seu enterro, pelo escritor Joaquim Manuel de Macedo:
ATIVIDADE:
Pesquise e escreva no caderno, o poema descrito acima que foi lido no enterro de Álvares de Azevedo, como forma de homenagem, e circule os pronomes possessivos e as conjunções para a aula de 3°feira.

Referências
Cereja, William - Portugês contemporâneo p.151,152
www.ebiografia.com/alvares_azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário