quinta-feira, 25 de junho de 2020

6º Anos: A,B,C (Clayton - Português)



DENOTAÇÃO

          É o que chamamos de sentido literal da palavra, ou seja, seu significado real no mundo. Quando afirmo que crianças morrem de fome ao redor do mundo, não é mera força de expressão para afirmar que sentem muita fome. Elas, de fato, estão morrendo por problemas de inanição e outros ocasionados pela alimentação precária ou mesmo falta dela. 
Mais um exemplo:

Meu primo tem um papagaio. (sentido real, meu primo tem uma ave)

CONOTAÇÃO

          É o que chamamos de sentido figurado da palavra, o que significa que temos uma força de expressão, um modo de dizer. Este sentido está muito presente em figuras de linguagem como metáfora ou hipérbole, esta última sendo o caso da frase “estou morrendo de fome” para apontar estar sentindo muita fome. Eu posso afirmar que não tomei o café da manhã e agora estou morrendo de fome, por exemplo. 
Mais um exemplo:
 Meu primo é um papagaio. (sentido figurado, meu primo não para de falar)

          Após relembrarmos rapidamente os dois sentidos, vamos às questões. 

1. O termo (ou expressão) destacado que está empregado em seu sentido próprio, “denotativo”, ocorre em:

A (     )
“(….)
É de laço e de nó
De gibeira o jiló
Dessa vida, cumprida a sol (….)”

(Renato Teixeira. Romaria. Kuarup Discos. setembro de 1992.)

B (     ) “Protegendo os inocentes
é que Deus, sábio demais,
põe cenários diferentes
nas impressões digitais.”

(Maria N. S. Carvalho. Evangelho da Trova. /s.n.b.)

C (     ) “O dicionário-padrão da língua e os dicionários unilíngues são os tipos mais comuns de dicionários. Em nossos dias, eles se tornaram um objeto de consumo obrigatório para as nações civilizadas e desenvolvidas.”

(Maria T. Camargo Biderman. O dicionário-padrão da língua. Alfa (28), 2743, 1974 Supl.)

2.  Assinale a alternativa em que não foram utilizadas palavras no sentido figurado”:

A. (     ) O vento acariciava meus cabelos.

B. (     ) Minha vida é um livro aberto.

C. (     ) Estou com uma fome de leão.

D. (     ) A propaganda é a alma do negócio.

E. (     ) Antes do meio-dia, a coluna estava pronta.

3. Assinale a alternativa que contenha as expressões utilizadas em seu sentido “conotativo”:
  1. (     ) “Você vai comer asfalto” e “estou morto”.
  2. (     ) “No quinto período, seu babaca” e “você vai comer asfalto”.
  3. (     ) “Ameaça terrorista” e “aula de educação física”.
  4. (     ) “Ameaça terrorista” e “estou morto”.
4. Assinale a alternativa em que não foram utilizadas palavras no sentido figurado:

A. (     ) O vento acariciava meus cabelos.
B. (     ) Minha vida é um livro aberto.
C. (     ) Estou com uma fome de leão.
D. (     ) A propaganda é a alma do negócio.
E. (     ) Antes do meio-dia, a coluna estava pronta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário