quinta-feira, 25 de junho de 2020

Prof. Sandro R. Espinoli 
Matéria: Língua Portuguesa              Série: 8°B -8°C

Prezados alunos e alunas;

Segue uma matéria de interpretação de texto.

e-mail: espinoli2020@bol.com.br         data de entrega da atividade dia 29 de junho de 2020, próxima segunda-feira.






    Cidadania é de ter uma ideia e poder expressá-la. É poder votar em quem quiser sem constrangimento. (...) Há detalhes que parecem insignificantes, mas revelam estágios de cidadania: respeitar o sinal vermelho no trânsito, não jogar papel na rua, não destruir telefones públicos. Por trás desse comportamento está o respeito à coisa pública. (...) Foi uma conquista dura. Muita gente lutou e morreu para que tivéssemos o direito de votar.
(DIMENSTEIN, Gilberto. O cidadão de papel. São Paulo, Ática, 1998)

                                                                     EXERCÍCIOS

1) O trecho que indica uma opinião em relação à cidadania é
a) "é o direito de ter uma ideia e poder expressá-la
b) "É poder votar em quem quiser
c) "revelam estágios de cidadania:"
d) "Foi uma conquista dura."

2) O fragmento do texto que revela sua opinião central é
a) "Cidadania é o direito de ter uma ideia e poder expressá-la
b) "Há detalhes que parecem insignificantes"
c) "não jogar papel na rua"
d) "Muita gente lutou e morreu"

3) "Há detalhes que parecem insignificantes, mas revelam estágios de cidadania (...)". Na frase, há uma relação de sentido de 
a) adição 
b) alternância 
c|) oposição 
d) tempo

4) O último período do texto pode ser entendido a partir da postura da sociedade de 
a) alegria
b) alienação 
c) resistência
d) otimismo


Próxima postagem - dia 26 de junho de 2020 - amanhã - sexta-feira.

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